Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/19592
Tipo: doctoralThesis
Título: Desvendando a constituição subjetiva de uma professora: a história de Sofia
Autor(es): Baum, Virginia Dornelles
Orientador: Santos, Bettina Steren dos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
APRENDIZAGEM
SUBJETIVIDADE
EDUCAÇÃO
Resumo: Esta tese é um estudo de caso em profundidade que se detém sobre a temática da constituição subjetiva da docência e da aprendizagem, segundo a Teoria da Subjetividade, de González Rey, a qual se associa à Epistemologia Qualitativa, do mesmo autor. Busca-se responder ao seguinte problema: como são produzidas as configurações subjetivas acerca da docência na história de vida de uma pedagoga reconhecida por seus pares por desenvolver um bom trabalho com as diversas formas de ser e de aprender no contexto escolar? Tendo como objetivo geral produzir um modelo teórico que visa a construir inteligibilidade a respeito de tal problemática, utilizou-se a Metodologia Construtiva-Interpretativa. Os principais recursos empregados para se induzir os sistemas conversacionais foram: a inserção no contexto de trabalho da participante (momentos informais), um questionário preliminar e a utilização de imagens associadas a etapas da vida. A construção da informação foi pautada pela história de vida da participante, isso permitiu que se chegasse à tese de que professores como Sofia, que vivem a docência de modo a configurá-la subjetivamente como potência, como possibilidade de construção de caminhos subjetivos alternativos pela via dialógica, atribuem valor e significado tanto à sua atuação pedagógica quanto aos processos de aprendizagem escolar e de escolarização, influenciando, assim, novas produções subjetivas, seja no âmbito individual, seja no âmbito social.Chega-se, dessa forma, à construção hipotética de que a docência é uma expressão da subjetividade de Sofia, que se articula em torno de núcleos organizativos, mais ou menos estáveis, que representam os princípios orientadores da docência da participante, são eles: o vínculo com a profissão, a flexibilidade, a humildade pedagógica e a ética docente. Por sua vez, cada um desses núcleos expressa, de maneira mais ou menos evidente, os valores essenciais de Sofia, que são: afeto, empatia, honestidade e respeito. Ou seja, a maneira como Sofia conduz sua docência está articulada em torno de valores que se (re)configuram ao longo da sua vida como princípios. Nessa produção subjetiva destacam-se as memórias afetivas configuradas como legados, as quais estão intimamente associadas ao valor do vínculo de qualidade e à inclusão escolar por meio da aprendizagem efetiva – evidenciando a potência da educação dialógica como promotora de oportunidades e de mobilidade da dinâmica social, potência essa que ainda é pouco explorada e, muitas vezes, até combatida.
This thesis is an case study that focuses on the subject of the subjective constitution of teaching and learning, according to the Theory of Subjectivity, by González Rey, which is associated with Qualitative Epistemology, by the same author. In this way, we seeks to answer the following problem: How are subjective configurations about teaching produced in the life story of a pedagogue recognized by her coworkers for developing a good job with the different ways of being and learning in the school context? Having as a general objective to produce a theoretical model that intends to build intelligibility about the problem. The Constructive-Interpretative Methodology was used. The main resources used to induce conversational systems were: insertion into the participant's work context (informal moments), a preliminary questionnaire and the use of images associated with life stages.The construction of the information was guided by the participant's life story, which allowed the thesis that teachers like Sofia, who live teaching in order to subjectively configure it as a power, as a possibility of building alternative subjective ways for the dialogic process, attribute value and meaning both to their pedagogical performance, to the processes of school learning and schooling, influencing new subjective productions, both in the individual and in the social sphere. Thus, the hypothetical construction is elaborated that teaching is an expression of Sofia's subjectivity, which is articulated around organizational cores, more or less stable, which represent the guiding principles of the participant's teaching, are named: the bond with the profession, flexibility, pedagogical humility and teaching ethics. In turn, each of these cores expresses, in a more or less evident way, Sofia's essential values, which are: affection, empathy, honesty and respect. In other words, the way Sofia conducts her teaching is articulated around values that (re)configure themselves throughout her life as principles. In this subjective production, affective memories are configured as legacies, which are closely associated with the value of the quality bond and school inclusion with effective learning. Evidencing the potential of dialogic education as a promoter of opportunities and mobility of social dynamics, a potential that is still little explored and, often, even opposed.
URI: https://hdl.handle.net/10923/19592
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