Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/20581
Tipo: masterThesis
Título: A representação do brasileiro na ficção de Eça de Queiroz: O Primo Basílio e a correspondência de Fradique Mendes
Autor(es): Costa, Luciana Rosa
Orientador: Angelini, Paulo Ricardo Kralik
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2021
Palavras-chave: LITERATURA PORTUGUESA - SÉCULO XIX - HISTÓRIA E CRÍTICA
PERSONAGENS (LITERATURA)
LITERATURA
Resumo: Neste trabalho, investigamos a representação do “brasileiro” nos romances O Primo Basílio (1878) e A Correspondência de Fradique Mendes (1900), ambos de Eça de Queiroz, a fim de identificarmos como o escritor português abordava a imagem do Brasil e do brasileiro nessas obras. A metodologia desta pesquisa consiste em desenvolver uma abordagem teórica e crítica sobre a maneira como as personagens desses dois textos – Basílio e Fradique – se apresentam, no que tange às relações de identidade entre Portugal e Brasil no final do século XIX. Os tópicos levantados para a análise discorrem acerca de questões como identidade, alteridade e estereótipos. Para tanto, nos guiamos à luz de autores como Homi Bhabha (1998) e Julia Kristeva (1994), buscando tecer discussões sobre estereótipos e as relações de alteridade. A essas considerações, acrescentamos uma abordagem sobre estigmas, presente nos textos de Erwing Goffman (1981).As relações entre Portugal e Brasil, no contexto dos movimentos de emigração ocorridos no final do século XIX, são fundamentadas com base nos estudos de autores como Boris Fausto (2015), Lilia Schwarcz (2015) e Paulo Ricardo Kralik Angelini (2016). Embasamo-nos, ainda, nas ideias de multiculturalismo e representação, presentes nos textos de Silvia Scott (2012) e Robert Stam (2008), intencionando tecer um paralelo com as reflexões em torno da ficção queiroziana, a partir do pensamento de Carlos Reis (2011) e de Eduardo Lourenço (1982, 2004). No romance O primo Basílio, atribuímos destaque aos personagens Basílio e Jorge, colocando-os em contraste, com a finalidade de dissertarmos acerca do tema da emigração portuguesa. Em A correspondência de Fradique Mendes, procuramos salientar um outro olhar de Eça a respeito das questões discutidas no primeiro romance, porém com o mesmo estilo crítico construído a partir de aspectos sociais. Observamos, através das análises realizadas, que Eça percorre, em sua vida literária, o que configuramos nessa pesquisa como dois momentos de Eça com o Brasil, com distintas construções.Constatou-se que no romance O primo Basílio, a representação do brasileiro é marcada pelo tom cáustico e irônico e por sua ambiguidade. Já em A Correspondência de Fradique Mendes, observamos que o autor passa a distinguir o brasileiro nato do português emigrado que retorna a Portugal. Concluímos que essas reflexãos do autor se dá devido à necessidade de Portugal e Brasil se definirem com uma identidade autenticamente nacional. Além disso, também complementamos à conclusão o fato de que Eça de Queiroz foi um escritor à frente de seu tempo, que, mesmo influenciado pelo fervor do momento e das mudanças literárias de sua época, propõe, por meio de suas personagens, uma profunda reflexão sobre as contradições existentes nas sociedades portuguesa e brasileira, situando no contexto das representações do “outro” uma crítica aos próprios vícios que existiram em Portugal.
In this work, we investigate the representation of the “Brazilian people” in the novels O Primo Basílio (“Cousin Bazilio”) (1878) and Correspondência de Fradique Mendes (“Correspondence of Fradique Mendes”) (1900), both by Eça de Queiroz, in order to identify how the Portuguese writer approached the image of Brazil and Brazilians in these works. The methodology of this research consists of developing a theoretical and critical approach on how the characters of Bazilio and Fradique are presented in these two works, regarding the relations of identity between Portugal and Brazil at the end of the 19th century. The topics raised in the analysis discuss issues as identity, otherness and stereotypes.For the analysis, we are guided by the thoughts of authors such as Homi Bhabha (1998) and Julia Kristeva (1994), while seeking to weave discussions about stereotypes and the relationships of otherness. To these considerations, we add an approach on stigmas, present in the texts of Erwing Goffman (1981). The relations between Portugal and Brazil, in the context of the emigration movements that took place at the end of the 19th century, are grounded on the studies of authors such as Boris Fausto (2015), Lilia Schwarcz (2015) and Paulo Ricardo Kralik Angelini (2016). We also utilize as a support the ideas of multiculturalism and representation, present in the works of Silvia Scott (2012) and Robert Stam (2008), intending to make a parallel with the reflections around the Queiroz’s fiction, based on the thoughts of Carlos Reis (2011) and Eduardo Lourenço (1982, 2004). In the novel “Cousin Bazilio”, we give emphasis to the characters Bazilio and Jorge, putting them in contrast with each other, in order to lecture about the Portuguese emigration theme. In the “Correspondence of Fradique Mendes”, we try to highlight a new perspective from Eça regarding the issues discussed in the first novel, but with the same critical style built from social aspects.We observed, through the analyzes herein that Eça goes through what we call in this research as two moments in relation to Brazil in his literary life, both with its distinctions from one another. It was verified that in the “Cousin Bazilio” novel, the representation of the Brazilian is marked by the caustic and ironic tone and also by its ambiguity. In the “Correspondence of Fradique Mendes”, however, we observe that the author starts to distinguish the born Brazilian from the Portuguese emigrant who returns to Portugal. We conclude that this reflection by the author is due to the need of Portugal and Brazil to be defined as an authentically identity. In addition, we also complement the conclusion that Eça de Queiroz was a writer ahead of his time, who, even though was influenced by the fervor of the moment and the literary changes of his time, proposes, by the use of the characters from his book, a deep reflection on the contradictions existing in Portuguese and Brazilian societies, placing in the context of representations of the "other" a criticism of the very vices that existed in Portugal.
URI: https://hdl.handle.net/10923/20581
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