Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2084
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dc.contributor.advisorCauduro, Flávio Viniciusen_US
dc.contributor.authorParzianello, Geder Luisen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:45:55Z-
dc.date.available2013-08-07T18:45:55Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2084-
dc.description.abstractO trabalho identifica estratégias de comunicação visual, adotadas nos projetos de modernização da comunicação gráfica (design) implantados em 2006 pelos jornais impressos Folha de São Paulo, de circulação nacional, e O Diário do Norte do Paraná, de Maringá, de circulação regional. Analisa marcas não-verbais na retórica da comunicação gráfica nesses jornais diários e as explora enquanto práticas em busca de legibilidade e como formas simbólicas de matriz peirceana. Sustenta um raciocínio que objetiva a compreensão do caráter de aparente homologia entre as retóricas visuais empregadas pelos dois jornais analisados. A tese apresentada é de que os dois jornais desenvolvem estratégias homólogas em suas retóricas visuais quando limitados à noção de legibilidade proposta pela práxis jornalística de pensamento moderno. O estudo propõe repensar a legibilidade jornalística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, de revisão epistêmica e de caráter exploratório, teórico-empírico, do universo profissional do jornalismo.pt_BR
dc.description.abstractThe research denotes strategies of visual communication adopted in the year 2006 by Brazilian Newspapers Folha de Sao Paulo and O Diario do Norte do Parana. The study offers an analysis on non-verbal signs in those newspapers as strategic practices in order to reach the legibility searched by journalism in its practices. The thesis is that the design of those Brazilian Newspapers is dependent from traditional legibility, a paradigm of modernity which is perceived in this study as a sign of rethorical homology in that field. The study investigates the forms in visual design as signs since a peircean perspective. The research suggests a new episteme on legibility in journalism. It is a qualitative and bibliographical research, with a new epistemical, theoretical and empirical position in the field of journalism.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectJORNALISMO IMPRESSOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO VISUALpt_BR
dc.subjectSEMIÓTICApt_BR
dc.subjectESTÉTICApt_BR
dc.titleHomologias aparentespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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