Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2100
Tipo: masterThesis
Título: Maria Antonieta: uma abordagem cinematográfica do indivíduo contemporâneo
Autor(es): Osório, Moreno Cruz
Orientador: Gerbase, Carlos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2013
Palavras-chave: CINEMA - ASPECTOS SOCIAIS
MARIA ANTONIETA (FILME) - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CONTEMPORANEIDADE
CIVILIZAÇÃO MODERNA
Resumo: Esta pesquisa analisa o filme Maria Antonieta e procura demonstrar que a obra dirigida pela norte-americana Sofia Coppola é capaz de proporcionar um significado relacionado à condição existencial do indivíduo na contemporaneidade. Para isso, realiza dois grandes esforços. Primeiro, aborda este indivíduo a partir das sociologias de Zygmunt Bauman e Michel Maffesoli, especificamente no posicionamento que ambos têm a respeito da situação do homem contemporâneo. Depois, analisa o filme aproximando-o do conceito desconforto dionisíaco-líquido, criado com base nos dois pensadores. Para isso, usa como aporte metodológico uma técnica de análise fílmica de David Bordwell. Ela é a responsável por aproximar o conceito sociológico ao filme, demonstrando a possibilidade de que os sentidos necessários para a consolidação de um significado sejam construídos, caracterizando a trajetória da personagem principal como um movimento pendular entre a modernidade líquida de Bauman e a pós-modernidade de Maffesoli.
This research analyzes the film Maria Antonieta and aim to demonstrate that the work directed by American Sofia Coppola is able to provide a meaning related to existential condition of the individual in the contemporaneity. For that, performs two major efforts. First, it defines this individual using the sociology of Zygmunt Bauman e Michel Maffesoli, specifically their position about the situation of contemporany man. Then, analyzes the film, making an approach to dionisyan-liquid concept, developed based on the two thinkers. For this, it uses as methodology a technique of film analysis developed by David Bordwell. It is responsable for bringing the film to the sociological concept, demonstrating the possibility that the senses necessary for the consolidation or meaning are constructed, what characterizes the trajectory of the main character as a pendulum between Bauman's liquid modernity and Maffesoli's postmodernity.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2100
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