Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2134
Type: doctoralThesis
Title: Comunicação e complexidade: dialogismo no discurso verbal e não verbal de uma boneca de panos
Author(s): Cardoso, Roberta Mânica
Advisor: Ramos, Roberto José
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2011
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMPLEXIDADE
SEMIOLOGIA
COMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIO
ANÁLISE DO DISCURSO
PERSONAGENS - MÍDIA - ANÁLISE
Abstract: Considerando a reflexão acerca da Comunicação a partir do Paradigma da Complexidade, sugerido por Edgar Morin, propomos neste trabalho apontar a permanência histórica da personagem Emília do Sítio do Pica Picapau Amarelo, na sua adaptação televisiva. Tentaremos demonstrar a permanência do objeto, através do reconhecimento da tessitura circular que define a composição da personagem da boneca de panos, além da percepção do caráter indagador de sua elaboração discursiva, dialógica e espiral, no jogo entre mundo imaginário e experiência do real. Além dos conceitos de Morin, buscamos na contribuição Semiológica de Roland Barthes, o instrumental teórico para entender, através da análise da personagem de ficção, as relações entre Comunicação, Mito, Poder, Cultura, Imaginário e Socioleto. Percorremos um caminho circular, de pensamento atemporal sobre Emília. Assim, buscamos desbravar a Complexidade, percebida além da sua visualidade multicolorida, compreendendo seus discursos e suas indagações sobre a vida.
Considering the thought on Communication through Edgar Morin's Paradigm of Complexity, we propose in this work to indicate the historic permanence of the character Emilia from the Sítio do Picapau Amarelo, Emília, on it's television adaptation. We will try to demonstrated the permanence of the study's object through it's recognition of the circular texture that it defines the composition of the rag doll's character, besides the perception of the inquisitive nature of its discursive elaboration, dialogic and spiral, in the game between the imaginary world and the real experience. Besides of Morin's concepts, we search in Roland Barthes's Semilogical contribution the the theoretical instrument to understand through the ficcional character's analysis the relations between Communication, Mith, Power, Culture, Imaginary and Social Dialect. We pursue a circular path of timeless thought about Emília. Therefore, we search to grub the Complexibility saw besides its multicolor visibility to understand its speeches and questions about life.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2134
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