Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2206
Tipo: doctoralThesis
Título: A comunicação e o turismo sexual: as garotas do Brasil - um olhar hermenêutico
Autor(es): Ferreira, Liciane Rossetto
Orientador: Ramos, Roberto José
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
TURISMO
PROSTITUIÇÃO - BRASIL
Resumo: The current study, a glance on Sexual Tourism in the relations promoted by the Communication between Argentinean tourists and girls from the community of Florianópolis, Santa Catarina, from January to April 2007, contemplates a Triple Analysis of the research, through the Hermeneutics in Depth (HD). For purposes of Social and Historical Analysis, we searched for the reference of the categories Globalization, in Thompson, Tourism, in Urry and Tourism Attraction, in Ruschmann, as a subcategory. Barthesian Semiology is the methodological technique that guides the Formal or Discursive Analysis, upon giving priority to the production of the sense that occurs under the light of the categories Discourse, Stereotype, Myth, Culture, Power and Imaginary. In order to contemplate the problem of Sexual Tourism, it requires a social and cultural reference; therefore, it would not be possible to think it out of Communication. Our thesis is that Communication, through the Mass Media, selects aspects of the Brazilian Culture produced as a show by pointing them out and by highlighting a generalized image from fragments which, added to the discourses that reinforce stereotypes and myths in connection with the nation, especially with Brazilian women, nurture the Imaginary of the tourists, by promoting Sexual Tourism. The research offers an interpretation of Sexual Tourism in the relations promoted by Communication what may contribute to foster the discussions on the theme. The first part of the study presents the historical contextualization of Tourism, aiming at a reflection about its evolution till reaching Florianópolis where we tried to characterize from the development to the current tourism profile. Next, we present the categories elected a priori for our analyses. The second part of the study contemplates the profile of the method of Hermeneutics in Depth, its theoretical presuppositions and how we applied it to the object of the study. From this point on, we present our on-site researches carried out through Focal Groups that compose our corpus in order to make, then, the Triple Analysis proposed by Thompson. Within our considerations, we present the syntheses of the partial conclusions derived from the analyses, the retake of both the issues of the research and the objectives.
O presente estudo, um olhar lançado sobre o Turismo Sexual, nas relações promovidas pela Comunicação entre turistas argentinos e moças da comunidade, em Florianópolis, Santa Catarina, no período de janeiro a abril de 2007, contempla uma Tríplice Análise da pesquisa, através da Hermenêutica em Profundidade (HP). Para a Análise Sociohistórica, buscamos a referência das categorias Globalização, em Thompson, Turismo, em Urry, e Atrativo Turístico, em Ruschmann, como uma subcategoria. A Semiologia barthesiana, é a técnica metodológica que norteia a Análise Formal ou Discursiva, ao priorizar a produção de sentido, que se dá à luz das categorias Discurso, Estereótipo, Mito, Cultura, Poder e Imaginário. O Turismo Sexual é um problema que, para ser contemplado, requer uma referência sociocultural, portanto, não seria possível pensá-lo fora da Comunicação. Nossa tese é que a Comunicação, através das Mídias de massa, seleciona aspectos da Cultura brasileira produzidas como espetáculo, e os apresenta com destaque, exaltando uma imagem generalizada, a partir de fragmentos, e que somada aos discursos que reforçam estereótipos e mitos em relação à nação, em especial às mulheres brasileiras, alimentam o Imaginário dos turistas, promovendo o Turismo Sexual. A pesquisa trouxe à tona uma interpretação do Turismo Sexual nas relações promovidas pela Comunicação, o que poderá contribuir no fomento das discussões sobre o tema. A primeira parte do estudo apresenta uma contextualização histórica do Turismo, com vistas a uma reflexão sobre sua evolução, até chegar em Florianópolis, onde procuramos caracterizar do desenvolvimento ao perfil turístico atual. Segue a esta a apresentação das categorias eleitas a priori para nossas análises. Na segunda parte do estudo é contemplado o perfil do método Hermenêutica de Profundidade, seus pressupostos teóricos e de que modo o aplicamos ao objeto de estudo.A partir daí serão apresentadas nossas pesquisas de campo, realizadas através de Grupos Focais, que compõem o nosso corpus, para então procedermos com a Tríplice Análise proposta por Thompson. Em nossas considerações apresentamos as sínteses das conclusões parciais oriundas das análises, a retomada das questões de pesquisa e dos objetivos.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2206
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000394678-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,23 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.