Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2235
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dc.contributor.advisorGerbase, Carlosen_US
dc.contributor.authorFigueiredo, Rafael Meira deen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:47:09Z-
dc.date.available2013-08-07T18:47:09Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2235-
dc.description.abstractEste trabalho investiga quais os paradigmas da decupagem cinematográfica que repercutem no cinema brasileiro contemporâneo e determinam suas escolhas estéticas através do estudo de caso de dois filmes emblemáticos desta época: Cidade de Deus e Cronicamente Inviável, filmes que abordam temas similares, porém distantes formalmente. Inicialmente, tem-se uma apresentação das teorias formativa e realista e suas implicações na história do cinema. Em seguida, um breve histórico da decupagem cinematográfica. Por fim, a exposição e análise de seqüências dos filmes citados com atenção aos aspectos formais, que determinam o tipo de relação que o diretor tem com sua obra, com seu público e que referenciais teóricos são mobilizados.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigate which paradigms of shooting script are relevant to the brazilian contemporary cinema and which paradigms determine esthetic chooses through a case study of two emblematic films of this time: Cidade de Deus e Cronicamente Inviável, both movies that explore similar subjects, but formally different. At first, formative and realistic theory are presented with their relevance to cinema history. Afterwards, a brief historic about shooting script. Finally, both movies have their relevant sequences analyzed taking in a count formal aspects, which determine the type of relation between the director and his work, public and what theoretical references are adopted.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectCINEMA - BRASILpt_BR
dc.subjectCRÍTICA CINEMATOGRÁFICApt_BR
dc.titleParadigmas da decupagem no cinema brasileiro dos anos 2000: o caso de Cidade de Deus e Cronicamente Inviávelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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