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dc.contributor.advisorScroferneker, Cleusa Maria Andrade
dc.contributor.authorWecki, Matheus Rocha
dc.date.accessioned2023-04-18T12:13:52Z-
dc.date.available2023-04-18T12:13:52Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10923/24287-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de estudo as campanhas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde (MS) para o combate à pandemia da Covid-19, e se propõe a analisar as estratégias discursivas das campanhas protagonizadas pelo Zé Gotinha, discutir sobre as especificidades das estratégias de invisibilidade, de visibilidade e de modulação de focos desejados e evidenciar as estratégias de invisibilidade, de redução e direcionamento da visibilidade adotadas pelo Ministério da Saúde Brasileiro durante a pandemia do SARS-CoV-2, nas campanhas mencionadas. Optamos pela realização de uma pesquisa exploratória (MALHOTRA, 2012; GIL, 2010) desenvolvida mediante levantamentos bibliográfico e documental e estudo de caso (GIL, 2010; YIN, 2015). Em relação à abordagem teórico-metodológica recorremos à análise de discurso (AD), proposta por Charaudeau (2004; 2012; 2019) e às estratégias de invisibilidade (SILVA, 2018) para sustentarem a nossa análise sobre campanhas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.Harari (2020), Antunes (2020), Morin (2020) são alguns dos autores que nos auxiliam nas reflexões sobre a sociedade pandêmica, enquanto Han (2017), Wolton (2011), Castells (2004) respaldam as discussões sobre a sociedade hiperconectada. A campanha de vacinação contra a Covid-19, que tornou o personagem Zé Gotinha símbolo do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Brasil, revela, o predomínio das estratégias de baralhamento e embaralhamento que buscam visibilizar e invisibilizar fatos, e perspectivas (SILVA, 2018). Com estratégias claras de influenciar a sociedade a cuidar da sua família, da sua renda e do Brasil, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e dos personagens da família Gotinha, evidencia, em três visadas discursivas, de prescrição, descrição e informação (CHARADEAU, 2019), as suas intencionalidades.pt_BR
dc.description.abstractThis research has as its object of study the campaigns developed by the Ministry of Health (MS) to combat the Covid-19 pandemic, and proposes to analyze the discursive strategies of the campaigns carried out by Zé Gotinha, discuss the specificities of invisibility strategies , visibility and modulation of desired focuses and highlight the strategies of invisibility, reduction and targeting of visibility adopted by the Brazilian Ministry of Health during the SARS-CoV-2 pandemic, in the aforementioned campaigns. We chose to carry out an exploratory research (MALHOTRA, 2012; GIL, 2010) developed through bibliographic and documentary surveys and a case study (GIL, 2010; YIN, 2015).Regarding the theoretical-methodological approach, we used discourse analysis (AD), proposed by Charaudeau (2004; 2012; 2019) and invisibility strategies (SILVA, 2018) to support our analysis of the Ministry's campaigns against Covid-19. of health. Harari (2020), Antunes (2020), Morin (2020) are some of the authors who help us to reflect on the pandemic society, while Han (2017), Wolton (2011), Castells (2004) support the discussions about the hyperconnected society . The vaccination campaign against Covid-19, which made the character Zé Gotinha a symbol of the National Immunization Program (PNI) in Brazil, reveals the predominance of shuffling and shuffling strategies that seek to make facts and perspectives visible and invisible (SILVA, 2018). With clear strategies to influence society to take care of its family, its income and Brazil, the Federal Government, through the Ministry of Health and the characters of the Gotinha family, evidences, in three discursive views, of prescription, description and information (CHARADEAU, 2019), their intentions.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpt_BR
dc.subjectMINISTÉRIO DA SAÚDE - BRASILpt_BR
dc.subjectDOENÇA POR COVID-19pt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.titleO (em)baralhamento como estratégia discursiva da campanha de vacinação da covid-19 do Ministério da Saúde no Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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