Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24301
Tipo: masterThesis
Título: A construção de enunciados em uma escola do campo: perspectivas para uma linguagem de não violência em aulas de ciências
Autor(es): Silva, Isaque Nilson da
Orientador: Harres, João Batista Siqueira
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: CIÊNCIAS - ENSINO
LINGUAGEM CIENTÍFICA
EDUCAÇÃO
Resumo: Essa pesquisa aborda os enunciados construídos em uma escola do campo e suas relações com uma linguagem não violenta em aulas de ciências. O objetivo foi compreender as relações entre enunciados de estudantes e uma linguagem não violenta em aulas de ciências. Para isso, foram relacionados o tema violência curricular e seu vínculo com a pedagogia do oprimido com os conceitos da análise bakhtiniana, como fundamentos para refletir sobre o uso da linguagem em sala de aula. Dessa forma, considerou-se a sala de aula como ambientes de aprendizagem heterogêneos que se transformam a cada encontro ao longo de um ano letivo ou no decorrer de um período da vida escolar dos sujeitos. Foram analisadas as relações dialógicas em sala de aula – a partir das dimensões extraverbal (social) e verbal (verbo visual) de enunciados. As reflexões oriundas dessa análise indicaram a existência de vozes que produzem situações de polifonia ou monofonia, presentes nos enunciados emitidos no ambiente escolar, mais particularmente no ensino de ciências. Como conclusão principal, identificou-se que a linguagem concebida em sala de aula permitiu a construção de enunciados para uma linguagem não violenta em aulas de ciências. Ao final, discute-se as contribuições para as reflexões sobre o uso da linguagem e as perspectivas para a superação das manifestações de violências curriculares contra a identidade cultural, contra a identidade individual e contra a pulsão criadora dos estudantes.
This research addresses the statements constructed in a rural school and their relationship with a non-violent language in science classes. The objective was to understand the relationships between student statements and non-violent language in science classes. For this, the theme of curricular violence and its link with the pedagogy of the oppressed were related to the concepts of Bakhtinian analysis, as foundations to reflect on the use of language in the classroom, considering the classroom as heterogeneous learning environments that transform at each meeting over the course of a school year or over a period of the subjects' school life. Dialogical relationships in the classroom were analyzed - from the extraverbal (social) and verbal (visual verb) dimensions of utterances. The reflections from this analysis indicated the existence of voices that produce situations of polyphony or monophony, present in the utterances issued in the school environment, more particularly in science teaching. As a main conclusion, it was identified that the language conceived in the classroom allowed the construction of statements for a non-violent language in science classes. At the end, the contributions to the reflections on the use of language and the perspectives for overcoming the manifestations of curricular violence against cultural identity, against individual identity and against the creative drive of students are discussed.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24301
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000503094-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,79 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.