Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/24341
Tipo: doctoralThesis
Título: Trajetória acadêmicas e profissionais de egresso(a)s cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS Porto Alegre, RS, Brasil
Autor(es): Pretto, Flavio Luiz
Orientador: De la Fare, Mónica
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2022
Palavras-chave: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS - VIDA ACADÊMICA
PEDAGOGIA - ENSINO SUPERIOR
MERCADO DE TRABALHO
EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO
Resumo: A presente tese procurou investigar as trajetórias acadêmicas e profissionais de egressos cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, problematizando como a obtenção do título de graduação impacta na ocupação de posições no mundo do trabalho por parte dos cotistas egressos desse curso, e como a formação universitária influencia na constituição do habitus desses agentes; ou seja, na forma como esses se organizam, percebem e agem socialmente a partir dos capitais adquiridos ao longo da formação recebida. O conceito de trajetória utilizado nesta pesquisa provém das teorizações de Pierre Bourdieu e dos contrapontos com essa teoria, elaborados por Bernard Lahire e autores brasileiros, e visa compreender como os marcadores sociais de classe, gênero, raça/etnia e geração, bem como as tradições e resistências que compõem o campo da educação superior, e em especial do curso de Pedagogia, possibilitam e/ou condicionam o sucesso ou fracasso escolar de seus estudantes.Os estudos sociológicos na área da educação, realizados por esses autores, possibilitaram esta pesquisa. A metodologia combinou a construção de dados quantitativos e qualitativos. A produção de dados aconteceu com a aplicação de questionário junto a 16 egressos do Curso de Pedagogia da UFRGS, formados entre 2014 e 2019, que acessaram o curso por meio da política de cotas. Dentre esses 16 respondentes, doze participaram de uma entrevista semiestruturada, a qual possibilitou o acesso a informações importantes sobre suas trajetórias acadêmicas e profissionais, o que permitiu analisar o impacto social da política de ações afirmativas no contexto brasileiro. Assim, o presente estudo pretende ser um contributo à pesquisa em educação no que diz respeito à análise do impacto das políticas públicas educativas, revelando um potencial pouco explorado de contribuições para o campo acadêmico e social.
This thesis investigated academic and professional trajectories of quota students who graduated in Pedagogy at Universidade Federal do Rio Grande do Sul, questioning how obtaining an undergraduate degree impacts on their employability and how college education influences the constitution of habitus of these agents. That is, it investigates the way they organize themselves, perceive and act socially, based on capital acquired throughout the training they received. The concept of trajectory used in this research originates from theories of Pierre Bourdieu and counterpoints to this theory, elaborated by Bernard Lahire and other Brazilian authors. It thus aims to understand how social markers of class, gender, race/ethnicity, and generation, as well as traditions and resistance that make up the field of higher education, especially Pedagogy, enable and/or condition the success or academic failure of students. The sociological studies in education, accomplished by these authors, made this research possible. The methodology combined data collection, both quantitative and qualitative. Data production occurred with application of a questionnaire to 16 graduates of UFRGS Pedagogy Course, graduated between 2014 and 2019, who accessed the course through quota policy. Among these 16 interviewees, 12 participated in a semi-structured interview, which allowed access to important information about their academic and professional trajectories, making it possible to analyze social impact of affirmative action policy in Brazilian context. Thus, this study intends to contribute to research in education regarding the impact assessment of educational public policies, revealing an underexplored topic to academic and social fields.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24341
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000505242-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,11 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.