Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/24409
Tipo: masterThesis
Título: Personagens na fronteira: a perspectiva decolonial da conquista em Carlos Fuentes e Carmen Boullosa
Autor(es): Silva, Luciana Delgado da
Orientador: Kohlrausch, Regina
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2022
Palabras clave: TEORIA LITERÁRIA
DESCOLONIZAÇÃO (LITERATURA)
MITOS
LITERATURA
Resumen: Este estudo propõe a reflexão sobre o papel da literatura que, na década final do século XX, revisita a historiografia da conquista da América com vistas à reconfiguração de personagens históricas mitificadas pelos discursos hegemônicos, constituidoras da base de nossas identidades latino-americanas. O seu objetivo geral é discutir a função do discurso literário no projeto de descolonização continental, através da investigação de sua vinculação com a desconstrução de um imaginário colonial de inferioridade e/ou exclusão das vozes latinoamericanas nos contextos discursivos canônicos. O corpus desta pesquisa bibliográfica é formado pelas obras de dois escritores mexicanos: El Naranjo, de Carlos Fuentes, e Llanto, de Carmen Boullosa, tendo estes em comum o interesse pelo tema; a proximidade da data de publicação, que circunda a ambígua celebração do quinto centenário da invasão espanhola; e a opção por mitos fundacionais, trazidos como protagonistas de suas releituras literárias. O aporte teórico conta com a contribuição dos estudos decoloniais a partir da análise da colonialidade.Alguns conceitos da teoria dialógica do discurso, a partir do trabalho realizado pelo Círculo de Bakhtin, são articulados na análise dos objetos. Fuentes dá espaço ao embate entre os herdeiros, tal como entre os auxiliares do conquistador Hernán Cortés, reconstruindo o evento histórico com a inclusão de memórias subjetivas. O autor também desconstrói a utopia colombina, parodiada em um futuro irônico e distópico. Boullosa resgata um Moctezuma perdido na incompreensão diante do fim, reclamando seu direito de contar desde o fracasso a sua morte infame. A escrita boullosiana se desafia à tarefa de recuperar uma memória coletiva ignorada, das incontáveis e anônimas mulheres indígenas, repetidamente humilhadas e desprezadas pelo pulso do poder e da escrita. O diálogo entre a narrativa literária e a histórica opera a atualização do passado sob o olhar crítico do presente, que conduz à transformação das relações político-sociais, trazendo ventos de mudança nas políticas das memórias vivenciadas por personagens na fronteira, inscritas na diferença colonial.
This study proposes a reflection on the role of the literature that, in the final decade of the 20th century, revisits the historiography of the conquest of America aiming at a reconfiguration of historical characters mythified by hegemonic discourse, constituting the basis of our Latin American identities. The general objective here is to discuss the function of literary discourse in the continental decolonization project, through the investigation of its connection with the deconstruction of a colonial imaginary of inferiority and/or exclusion of Latin American voices in canonical discursive contexts. The corpus of this bibliographic research is constituted by the works of two Mexican writers: El Naranjo, by Carlos Fuentes, and Llanto, by Carmen Boullosa, both sharing the interest in the theme; the proximity of the publication date, which surrounds the ambiguous celebration of the fifth centenary of the Spanish invasion; and the choice for foundational myths, brought as protagonists of their literary reinterpretations. The theoretical body of this research relies on the contribution of decolonial studies' analysis of coloniality.Some concepts of the dialogic theory of discourse, based on the work carried out by the Bakhtin Circle, are articulated in the analysis of the works. Fuentes shows the clash between the heirs and also the associates of the conquistador Hernán Cortés, bringing subjective memories in the reconstruction of that historical event. The author also deconstructs the Colombian utopia, parodied in an ironic and dystopian future. Boullosa reevokes a Moctezuma lost in incomprehension facing the end, reclaiming his right to narrate from his failure to his infamous death. The Boullosian writing challenges itself to the task of recovering an ignored collective memory, of the countless and anonymous Indigenous women, repeatedly humiliated and despised by the powerful and the writers. The dialogue between the literary and the historical narrative updates the past under the critical eye of the present, which leads to the transformation of political-social relations, bringing winds of change in the politics of memories experienced by characters on the border, inscribed in the colonial difference.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24409
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000504960-Texto+completo-0.pdfTexto completo855,87 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.