Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/24586
Tipo: masterThesis
Título: Cinema brasileiro, circulação internacional e diplomacia cultural: trajetórias, interseções, dilemas e rupturas
Autor(es): Nicoletti, Manuela Fetter
Orientador: Silva, João Guilherme Barone Reis e
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2022
Palabras clave: CINEMA - BRASIL
INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA - BRASIL
CINEMA E TECNOLOGIA
ARTES
Resumen: Esta dissertação apresenta um estudo sobre a circulação internacional do cinema brasileiro, estabelecendo relações com dinâmicas de diplomacia cultural, a partir da observação de processos característicos da cadeia produtiva cinematográfica, com ênfase naqueles voltados para o alcance do mercado externo. Para tal, as ideias aqui expostas são posicionadas dentro do contexto hipermoderno, firmado por Gilles Lipovetsky e refletidas a partir dos sistemas de trocas simbólicas de Pierre Bourdieu, na esfera de reflexão do fato cinematográfico exposto por Cristian Metz. Baseia-se em autores que tratam sobre as estruturas base de circulação do cinema brasileiro, como João Guilherme Barone e Hadija Chalupe. Bem como, no texto sobre a conceptualização da diplomacia cultural brasileira de Edgard Telles Ribeiro. As argumentações teóricas servem ao uso de metodologias da pesquisa observacional e exploratória, através de dados obtidos em buscas documentais e bibliográficas.O ponto de partida é organizar um entendimento dos cenários que caracterizam padrões universais nas operações de internacionalização do cinema, através de um olhar genealógico sobre o sistema de valor na cadeia cinematográfica, seus processos de distribuição e consequentes movimentos de circulação no exterior. Na sequência, uma abordagem sobre a diplomacia cultural no Brasil busca elucidar seus principais conceitos teóricos, para identificar suas práticas e principais interseções com o cinema. Ao final, uma análise dos cenários de impactos e rupturas gerados pela crise que se estabelece no meio cinematográfico brasileiro, no período entre 2018-2021, contemplando a paralização estrutural, por conta da pandemia Covid-19; os movimentos de desmonte e desinstitucionalização das políticas públicas federais para o setor; a geração de impactos e rupturas, pela aceleração tecnológica, sobre a circulação cinematográfica.
This dissertation presents a study on the international circulation of Brazilian cinema, establishing relations with dynamics of cultural diplomacy, from the observation of characteristic processes of the cinematographic production chain, with emphasis on those aimed at reaching the foreign market. To this end, the ideas presented here are positioned within the hypermodern context, established by Gilles Lipovetsky and reflected from Pierre Bourdieu's systems of symbolic exchanges, in the sphere of reflection of the cinematographic fact exposed by Cristian Metz. It is based on authors who deal with the basic structures of circulation of Brazilian cinema, such as João Guilherme Barone and Hadija Chalupe. As well as in the text on the conceptualization of Brazilian cultural diplomacy by Edgard Telles Ribeiro. The theoretical arguments serve the use of observational and exploratory research methodologies, through data obtained in documental and bibliographic searches.The starting point is to organize an understanding of the scenarios that characterize universal patterns in the operations of internationalization of cinema, through a genealogical look at the value system in the cinematographic chain, its distribution processes and consequent movements of circulation abroad. Next, an approach to cultural diplomacy in Brazil seeks to elucidate its main theoretical concepts, to identify its practices and main intersections with cinema. At the end, an analysis of the scenarios of impacts and ruptures generated by the crisis that is established in the Brazilian cinema, in the period between 2018-2021, contemplating the structural stoppage, due to the Covid-19 pandemic; the dismantling and deinstitutionalization movements of federal public policies for the sector; the generation of impacts and ruptures, through technological acceleration, on cinematographic circulation.
URI: https://hdl.handle.net/10923/24586
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000502768-Texto+completo-0.pdfTexto completo1,9 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.