Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/25063
Tipo: doctoralThesis
Título: Dos becos e vielas ao paracampo: uma história da literatura marginal das periferias
Autor(es): Botton, André Natã Mello
Orientador: Amodeo, Maria Tereza
Oliveira-Monte, Emanuelle
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2023
Palabras clave: LITERATURA BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICA
PERIFERIAS URBANAS
LITERATURA
Resumen: A produção literária das periferias brasileiras a partir dos anos 2000 desafia a estrutura do sistema literário hegemônico. É entendida aqui como marco cultural que pluraliza a produção literária brasileira contemporânea, problematizando e desafiando as estruturas hegemônicas do campo literário brasileiro, de saber e de poder. A presente proposta de pesquisa faz uma reconstituição, na primeira parte, das trajetórias literárias de Lima Barreto, Carolina Maria de Jesus e de João Antônio ao longo do século XX até o início dos anos 2000. Na segunda parte, a análise está voltada para a obra Cidade de Deus, de Paulo Lins, a trajetória de Ferréz e a publicação das três edições especiais da revista Caros Amigos/Literatura Marginal – 2001, 2002 e 2004. Desse modo, propõe-se o conceito de paracampo visto que a organização coletiva de agentes tensiona o campo literário hegemônico, interferindo nas condições e na forma de produção de cultura a partir das periferias brasileiras, por isso a elaboração do conceito para interpretar as especificidades dos objetos literários abordados e como os agentes oriundos das periferias tensionam e interferem nas regras da arte do campo literário. O paracampo, desse modo, é uma proposta epistêmica intercultural que deve refletir as relações estabelecidas entre os agentes produtores de cultura desde as periferias brasileiras e mesmo para além delas. Na última parte, Sonia Regina Bischain e José Falero são trazidos para a discussão como exemplos de agentes oriundos do paracampo literário marginal das periferias.
The literary production of the Brazilian peripheries from the 2000s onwards challenges the structure of the hegemonic literary system. It is understood here as a cultural mark that pluralizes the contemporary Brazilian literary production, problematizing and challenging the hegemonic structures of the Brazilian literary field, of knowledge and power. The present research proposal reconstitutes, in the first part, the literary trajectories of Lima Barreto, Carolina Maria de Jesus, and João Antônio throughout the 20th century until the early 2000s. In the second part, the analysis is focused on Paulo Lins’ Cidade de Deus, Ferréz’ trajectory and the publication of three special editions of Caros Amigos magazine/Literatura Marginal - 2001, 2002, and 2004. The concept of paracampo is proposed since the collective organization of agents tensions the hegemonic literary field, interfering in the conditions and the form of production of culture from the Brazilian peripheries. This is the reason for the elaboration of the concept to interpret the specificities of the literary objects addressed and how the agents from the peripheries tension and interfere in the rules of art of the literary field. The paracampo, thus, is an intercultural epistemic proposal that should reflect the relations established among the agents that produce culture from the Brazilian peripheries and even beyond. In the last part, Sonia Regina Bischain and José Falero are brought to the discussion as examples of agents from the marginal literary paracampo of the peripheries.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25063
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000505495-Texto+completo-0.pdfTexto completo2,25 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.