Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/25547
Tipo: doctoralThesis
Título: Arte e luta de classes: o Slam e as batalhas de resistência da periferia
Autor(es): Santos, Franciele Machado dos
Orientador: Prates, Jane Cruz
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Fecha de Publicación: 2023
Palabras clave: LUTAS SOCIAIS
ÉTICA SOCIALISTA
CAPITALISMO
ARTES
SERVIÇO SOCIAL
Resumen: Na presente tese busquei analisar o Slam com o objetivo de compreender de que modo uma expressão artística de caráter dito periférico poderia potencializar processos de resistência ao modo de produção capitalista na cidade de Porto Alegre, no intuito de compreender como o processo de produzir artisticamente, a partir da experiência concreta, tem potencial para promover o desenvolvimento de seres humanos mais éticos. Para isso, busquei evidenciar as mediações que os/as poetas slammers estabelecem na sua prática poética Slam entre as experiências singulares vivenciadas por eles(as) e os processos sociais universais. Inscrita na área de conhecimento do Serviço Social sob a linha de pesquisa “Serviço Social, trabalho e processos sociais” a pesquisa, que culminou na presente tese, teve ênfase no caráter qualitativo. Contudo, para chegar até os dados qualitativos, percorri um longo caminho de conhecimento do objeto através da quantificação e organização das informações. Além disso, a pesquisa poderia ser classificada como do tipo bibliográfica. Haja vista que realizei leitura e análise dos resumos das produções acadêmicas encontradas durante o levantamento da produção teórica acerca do objeto estudado. Este levantamento foi realizado no repositório de teses e dissertações da CAPES. O método que orientou o estudo foi o materialismo histórico e dialético que possui as seguintes categorias centrais: totalidade, historicidade, contradição e mediação. Realizei o mapeamento dos Slams existentes em Porto Alegre por meio da internet, através das seguintes plataformas digitais: YouTube, Instagram e Facebook. Os vídeos-registro das declamações poéticas individuais disponíveis na plataforma YouTube serviram tanto como fonte para a transcrição das poesias que, posteriormente, foram analisadas, quanto para o desenvolvimento da análise icônica.Para construção desta tese dispus da observação participante, registrada em diário de campo. Além disso, realizei um grupo focal com o Slam das Minas/RS. A partir da trajetória de pesquisa e dos dados coletados e analisados cheguei a seguinte tese: O Slam consiste em um espaço percebido que mediatiza, a aproximação e/ou o rechaço entre representações sociais que são utilizadas para explicar determinados fenômenos sociais e as formas como as pessoas conseguem simbolizar e atribuir significados as suas experiências cotidianas. Nesse processo, as mediações estabelecidas pelo(as) poetas slammers em suas poesias contribui para a elaboração de novas sínteses, produzindo consciência crítica. A produção da consciência crítica é trabalhada a partir da experiência sensível, mediatizada pelo mundo das palavras, da fala e do corpo no espaço do Slam. Nesta direção, reside a potencialidade do Slam de fomentar a reflexão ética haja vista que por intermédio de poesias autorais que contam a história de vida das pessoas, em sua maioria, jovens, não brancas e periféricas, os/as poetas articulam processos sociais que lhes permitem desenvolver um conhecimento historicizado da realidade que vivem. Contudo, o Slam, enquanto uma expressão artística própria da sociedade capitalista contemporânea, também se forja como uma expressão contraditória que por vezes reproduz níveis de alienação em suas produções poéticas. Nesse sentido, a produção de consciência crítica e reprodução da alienação são processos que coexistem nas expressões poéticas dos/as poetas slammers. O Slam contribui para o fortalecimento dos processos de resistência ao modo de produção capitalista quando opera como um facilitador do compartilhamento de experiências que revelam desigualdades, recusa ao silenciamento e perspectiva crítica.Assim como, expressam conformismo e reprodução da alienação. Entretanto, é uma expressão de resistência que pode ser aprofundada tanto em termos de ações práticas quanto em termos das reflexões teóricas acerca das práticas.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25547
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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