Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/25842
Tipo: doctoralThesis
Título: Relações públicas e a perspectiva sistêmica de mediação no gerenciamento de conflitos e crises organizacionais
Autor(es): Carvalho, Cíntia da Silva
Orientador: Simões, Roberto Porto
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2004
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
RELAÇÕES PÚBLICAS
RELAÇÕES HUMANAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CONFLITOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS)
Resumo: O presente estudo teve como principais objetivos identificar a perspectiva sistêmica de mediação no gerenciamento de conflitos e crises organizacionais e apresentar a orientação paradigmática dos profissionais de Relações Públicas (na realidade investigada) na condução destes processos. Além disso, teve o intuito de propor pontos de reflexão sobre a prática da mediação para que seja possível a superação do clássico esquema adversarial - ainda adotado pela maioria dos dirigentes - e a visualização de um sistema mais cooperativo, que contemple a complexidade da realidade social e organizacional. O trabalho foi desenvolvido numa abordagem qualitativa, coletando-se depoimentos de registrados no Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª Região - CONRERP RS/SC e que foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1985). Da análise e interpretação das emergências do estudo, evidenciou-se um diferenciado paradigma aos profissionais de Relações Públicas: o de mediadores organizacionais, o que implica numa consciência voltada à concepção sistêmica de mediação no gerenciamento de disputas organizacionais, onde o mediador atua como facilitador dos processos de identificação, discussão e resolução das questões divergentes, promovendo o diálogo e a participação na sua plenitude e transformando condições destrutivas em construtivas.
The present study had as its principal objectives to identify the systemic perspective of mediation in organizational crisis and conflict management and to present the paradigmatic orientation of Public Relations practitioners (within a specific situation) while handling these processes. It also aimed at proposing points for reflection about the practice of mediation so as to make it possible to overcome the classic antagonistic framework - still adopted by most leaders – and about the visualization of a more cooperative system that would take into account the complexity of the social and organizational reality. The research used a qualitative approach, collecting testimony from registered members of Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 4ª Região - CONRERP RS/SC and which were analyzed according to the Content Analysis proposed by Bardin (1985). By analyzing and interpreting the evidences that arose from this study a unique paradigm that is faced by Public Relations practitioners was uncovered: that of organizational mediators, which implies awareness of the systemic conception of mediation in the management of organizational disputes, whereby the mediator acts as a facilitator in the processes of identification, discussion and resolution of diverging issues, promoting dialogue and participation to their fullest, and transforming destructive conditions into constructive ones.
URI: https://hdl.handle.net/10923/25842
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