Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2601
Tipo: masterThesis
Título: Geração de energia limpa e diversificação da matriz energética: a viabilidade da produção de gás natural a partir do armazenamento geológico de CO2 na jazida de Charqueadas
Autor(es): Hoppe, Letícia
Orientador: Alvim, Augusto Mussi
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: ECONOMIA
ENERGIA - PRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
TECNOLOGIA
GÁS NATURAL
EFEITO ESTUFA
AQUECIMENTO GLOBAL
Resumo: 
O presente trabalho de pesquisa, é composto por um conjunto de três artigos, que apesar de serem independentes, estão diretamente ligados ao mesmo tema geral da pesquisa, voltado ao desenvolvimento sustentável e ao armazenamento geológico de CO2 em camadas de carvão como uma nova alternativa para a redução de emissões de gases de efeito estufa. [. . ] o artigo 1, apresenta uma breve discussão a respeito da evolução da temática do meio ambiente no âmbito mundial, além das ferramentas criadas para que os problemas advindos da interferência antrópica fossem minimizados. O artigo destaca ainda como a temática meio ambiente e desenvolvimento sustentável ganharam dimensões mundiais, bem como estas se materializaram em forma de tratados, convenções e protocolo para que efetivamente viessem a combater o aquecimento global. No artigo 2, buscou-se trazer para discussão as novas tecnologias que vem sendo adotadas, principalmente pelos países desenvolvidos, no combate ao aquecimento global. Dentre estas novas tecnologias, destacou-se o armazenamento geológico de CO2 , visto sua elevada potencialidade de seqüestrar o CO2 que seria liberado na atmosfera. [. . ] O artigo 3, baseado nas informações compiladas no artigo 2, delimitou como local de potencialidade para execução de ECBM-CO2 no estado do Rio Grande do Sul, o município de Triunfo, o qual utilizará para o armazenamento geológico de CO2 e posterior extração de gás, a jazida de Charqueadas. Sendo assim, elaborou-se um estudo de viabilidade econômico-financeira de execução de projeto de ECBM-CO2 de acordo com as características da Jazida de Charqueadas, dentre elas sua capacidade de geração de energia, a qual é embasada no volume de carvão contido na jazida, além das limitações no fornecimento do insumo básico a sua implementação: o CO2.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2601
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000409156-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,25 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.