Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2608
Tipo: masterThesis
Título: Desenvolvimento humano e instituições: um estudo teórico e analítico sobre a relação entre desenvolvimento humano e a presença da instituição judiciária no Rio Grande do Sul
Autor(es): Albert, Carla Estefanía
Orientador: Bagolin, Izete Pengo
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: ECONOMIA - RIO GRANDE DO SUL
DESENVOLVIMENTO HUMANO
INDICADORES SOCIAIS - RIO GRANDE DO SUL
Resumo: Esta dissertação trabalha com dois pontos positivamente salientes no Rio Grande do Sul (RS): o desenvolvimento humano e a instituição judiciária. Ambos fins e meios do notável posicionamento quando comparado o RS com os outros estados da federação. Nesse sentido, a dissertação apresenta uma comparação analítica entre os indicadores de desenvolvimento sócio-econômico (Idese) dos conselhos regionais de desenvolvimento (corede) e a representação in loco da instituição judiciária nos respectivos coredes. A representatividade desses atores do direito é delimitada a saber, pela magistratura e pelos advogados. Da mesma forma, é realizada uma revisão bibliográfica dos principais pensadores da economia institucional e principais expositores da voz liberdade, tanto no ambiente da economia como liberdade quanto no ambiente filosófico do direito.
The main goal to this dissertation is to understand the possible relation between human development and judicial presence at Rio Grande do Sul territory. Latter, it is propose a comparative and theorical analisys based on idese, examining magistrate and lawyer to group by corede. Theorical analisys is based on institutional economics, Amartya Sen’s and Bobbio’s work.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2608
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000403560-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo549,29 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.