Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2674
Tipo: masterThesis
Título: Ações pedagógicas voltadas a estimulação da inteligência corporal cinestésica e as habilidades motoras de adultos médios e tardios
Autor(es): Rodenbusch, Camila de Barros
Orientador: Stobäus, Claus Dieter
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
ENVELHECIMENTO
MULHERES
ESPORTES
HANDEBOL
Resumo: De todas as fases do desenvolvimento humano, a vida adulta média e tardia, merece uma atenção especial, pois nestas fases acentua-se o Processo de Envelhecimento. Vários são os elementos indicadores de um envelhecimento bem-sucedido, sendo um deles a prática regular de atividades físicas e/ou esportivas, pois mesmo com alterações no desempenho físico, se os indivíduos praticarem alguma destas atividades de forma adequada e regular, haverá um favorecimento em diferentes aspectos de sua vida. Além disso, a prática esportiva, no caso deste estudo o Handebol, associado a Teoria das Inteligências Múltiplas, que considera as manifestações corporais como uma forma de inteligência humana, a chamada Inteligência Corporal Cinestésica, pode ser um processo essencialmente educativo, servindo como um instrumento para o desenvolvimento do ser humano em diferentes faixas etárias. Uma Pedagogia do Esporte eficaz pode levar adultos a descobrirem o prazer de se exercitar, auxiliando-os a ter consciência de suas capacidades e limitações. As habilidades adquiridas, criadas ou descobertas durante a prática esportiva, podem auxiliar para realização de atividades e/ou tarefas cotidianas, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e consequentemente um envelhecimento bem-sucedido. A justificativa para esse estudo se dá por acreditar que o professor de Educação Física, ao trabalhar com adultos, deve ir além da simples prática esportiva, pois pode estimular as diferentes inteligências destes sujeitos, principalmente a Corporal Cinestésica, propiciando um melhor aprendizado, assim como uma melhora nas habilidades motoras. O objetivo da pesquisa foi analisar as alterações nas habilidades motoras de mulheres, na etapa de vida adulta média e tardia, decorrentes do Programa de Estimulação da Inteligência Corporal Cinestésica através de Handebol.A pesquisa foi qualitativa, de campo, exploratório-descritivo. O conjunto estudado foi constituído por 6 mulheres acima de 50 anos, que participaram de 10 aulas do Programa de Estimulação da Inteligência Corporal Cinestésica através de Handebol, conforme inscrição para participar da atividade pré determinada e conforme os critérios de inclusão/exclusão do estudo. A coleta de dados ocorreu através da aplicação do Programa de Estimulação da Inteligência Corporal Cinestésica através de Handebol, e consistiu na Observação Assistemática Participante. No sentido de possibilitar o entendimento das atividades, bem como a complementação deste estudo, foi utilizada uma entrevista coletiva focalizada após o término do Programa. Como resultados principais nas três categorias de análise (Passe, 8 Arremesso a Gol, e Posse de Bola e Marcação), as manifestações da Inteligência Corporal Cinestésica foram demonstradas pela maioria das participantes a partir do quinto jogo, o que sugere que deste momento em diante, elas começaram a criar novas soluções para as situações problema apresentadas, naturalmente, pelos fundamentos do Handebol. Através destes dados é possível sugerir que uma Pedagogia do Esporte baseada na Teoria das Inteligências Múltiplas, assim como a compreensão destes professores sobre as manifestações da Inteligência Corporal Cinestésica, pode levar professores de Educação Física, que trabalham modalidades esportivas com adultos médios e tardios, a refletirem sobre suas ações pedagógicas e sobre as diferentes possibilidades de aprendizagem do ser humano, possibilitando assim novos rumos para suas práticas e ações pedagógicas.
From all the stages of human development, the adulthood medium and late deserve a special attention, because in these stages the Aging Process intensifies. Several are the indicating elements of a successful aging, one of them the regular practice of sports and/or physical activities, because even with changes in the physical performance, if the individual practice one of these activities on an adequate and regular basis, there will be an improvement in different aspects of his life. Besides that, practicing sports, in this study case handball, associated to the Theory of Multiple Intelligences, that considers the corporal manifestations as a form of human intelligence, also called the Bodily Kinesthetic Intelligence, can be an essentially educational process, acting like an instrument to the human development in different ages. An effective Sport Pedagogy can bring adults to discover the pleasure of exercising, helping them to become conscious of their own capacities and limitations. The abilities acquired, created or discovered during the practice of sports can help the execution of daily activities and/or tasks, contributing to a better life quality and therefore to a successful aging. The justification of this study is the belief that the Physical Education teacher, when working with adults, should go beyond the simple sport practice, because he can stimulate the different intelligences of these individuals, specially the Bodily Kinesthetic, providing a better learning, as well as an improvement in the motor skills. The aim of the research was to analyze the changes in women’s motor skills, in the adulthood medium and late, originated by the Program of Bodily Kinesthetic Intelligence Stimulation through Handball.The research was qualitative with exploratory-descriptive character, field-work. The studied group consisted of 6 women over 50 years-old, which took part in 10 classes of the Program of Bodily Kinesthetic Intelligence Stimulation through Handball, according enrollment to participate of the pre-established activity and according to the inclusion/exclusion criteria. The data collection was made through the appliance of the Program of Bodily Kinesthetic Intelligence Stimulation through Handball, and consisted in an Unsystematic Participant Observation. To enable the understanding of the activities, as well as the complementation of this study, a focused group interview was used after the Program ended. As main results in the three analyzed categories (Pass, Goal Throw and Ball Control and Marking), the manifestations of Bodily Kinesthetic Intelligence were shown by most of the individuals from the fifth game on, what suggests that from this moment on, they started to create new solutions to the trouble situations presented, naturally, through Handball grounds. Through these data is possible to suggest that a Sport Pedagogy based on the Theory of Multiple Intelligences, as well as the understanding of these teachers on the manifestations of Bodily Kinesthetic Intelligence, can bring Physical Education Teachers, that use sports with medium and late adults, to think over their pedagogical actions and the human being’s different possibilities of learning, enabling then new ways for their manners and pedagogical actions.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2674
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000419166-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,43 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.