Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/2688
Type: masterThesis
Title: Formação continuada com professores alfabetizadores: possibilidades da ação supervisora
Author(s): Leirias, Cláudia Martins
Advisor: Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2012
Keywords: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO CONTINUADA
ALFABETIZAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS
SUPERVISÃO ESCOLAR
Abstract: O presente estudo tem como objetivo central compreender como está sendo a atuação do supervisor na formação continuada com professores alfabetizadores no sentido de analisar e entender o que se tem vivido nesses tempos de reconfiguração do papel do Estado e da implementação de políticas educacionais voltadas aos processos de alfabetização. Para atender ao objetivo proposto, foram utilizados procedimentos das pesquisas qualitativas, fundamentada nos princípios de estudo de caso do tipo etnográfico, com a realização de observação contínua, análise bibliográfica e de documentos da escola, mapeamento da legislação educacional vigente e realização de entrevistas semiestruturadas envolvendo a supervisão e professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública na Rede Municipal de Ensino de Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.Os dados foram analisados a partir dos pressupostos da Triangulação e princípios da análise de conteúdo. O estudo encontra-se ancorado nas contribuições de Paulo Freire, Magda Soares, Maria do Rosário Mortatti, Stephen J. Ball, Marli André, Marcelo Garcia, António Nóvoa, Isabel Alarcão, Mary Rangel e Cleoni Maria Barboza Fernandes, dentre outros, na intencionalidade de estabelecer o diálogo com as evidências e construir conhecimento que possibilite a compreensão dos processos educacionais no âmbito da escola e da ação dos profissionais em nível local. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de compreensão da ação supervisora num contexto complexo de reconfiguração do papel do Estado, desafiada a superar limites vivenciados na formação com professores alfabetizadores que trate das especificidades do trabalho nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como a necessidade da articulação de todo o Sistema de Ensino para a garantia do direito à educação de alunos e professores.
This study mainly aims to comprehend how has been done the school supervisor work in the continued literacy teachers training, in the sense of analyzing and understanding what have been experienced in these times of State's role reconfiguration and of the educational policies' implementation regarding the literacy processes. In order to achieve this objective, some procedures of the qualitative researches had been used based on the principles of an ethnographic case study, such as continuous monitoring, bibliographical analysis and documents of the school, mapping of the current education legislation and semi-structured interviews involving school supervision and teachers who work in the first years of elementary school from a public school in Gravatai's municipal school system, metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The data were analyzed from the Triangulation presuppositions and principles of the content analysis.The study is in the light of Paulo Freire, Magda Soares, Maria do Rosário Mortatti, Stephen J. Ball, Marli André, Marcelo Garcia, António Nóvoa, Isabel Alarcão, Mary Rangel and Cleoni Maria Barboza Fernandes' contributions, amongst others, with the intention of establishing the dialogue with the evidences and construct knowledge that makes possible the understanding of the educational processes in the school context and the action of the professionals at the local level. The results of the research demonstrate the necessity of understanding of the school supervisor work in a complex context of State's role reconfiguration, defied to overcome limits during literacy teachers training that takes into consideration the work specificities in the first years of elementary school, as well as the necessity of a discussion of all educational system to ensure students and teachers the right to education.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2688
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