Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2697
Tipo: masterThesis
Título: As marcas de correção em cadernos escolares do curso primário do Colégio Farroupilha/RS – 1948/1958
Autor(es): Jacques, Alice Rigoni
Orientador: Bastos, Maria Helena Câmara
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2011
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM ESCOLAR
CULTURA POPULAR
AVALIAÇÃO ESCOLAR
Resumo: Esta pesquisa analisa as marcas de correção presentes nos cadernos escolares de quatro alunos do Curso Primário do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS no período de 1948 a 1958. Nesta análise, o olhar esteve voltado para as palavras, frases, imagens e sinais gráficos utilizados pelos professores e alunos na correção das atividades escolares registradas nos cadernos escolares pelas professoras primárias. Estes documentos, que representam um marco no território da criança, integram a memória da escola onde, a partir das marcas de correção, expressam uma prática discursiva reveladora das relações de ensino e de aprendizagem da instituição. Do ponto de vista metodológico, procurei realizar uma análise bibliográfica, entrevista, mapeamentos, classificação e categorização dos recados, expressões escritas, notas, conceitos, cores e artefatos, como carimbos e figurinhas, usados pelas professoras no principal instrumento da escrita escolar que são os cadernos. Os dados para a pesquisa foram coletados em 249 cadernos escolares pertencentes ao Memorial “De Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha”. Este estudo objetiva perceber de que modo os professores se apropriavam dessa prática e se elas representavam um discurso escolar da época, bem como buscar converter o cotidiano escolar em história. As considerações finais se centram no sentido que estas marcas de correção são marcos de avaliação da aprendizagem, pois foram sempre registradas de modo visível e reconhecidas pela comunidade escolar. Como representações simbólicas da presença do outro, elas indicam o julgamento do professor, da escola, da sociedade.Estas marcas de correção ou o modo como era mostrado os erros para o aluno, se davam também pela troca com os outros professores, pelos cursos de formação e capacitação, mas principalmente pela experiência e contato diário com os alunos e com as outras professoras ao longo dos anos.
The research analyses the correction marks of four student‟s notebooks. They studied at Colégio Farroupilha Primary‟s Course, and the notebooks were used by them from 1948 to 1958. This research focused on the words, sentences, images and graphic signs used by teachers and students during the school activities correction, which was done by the primary teachers. This documents, which represent a mark of children‟s world, have the memories of the school, and through the correction marks show the discursive practice revealing the relation between teaching and learning at Farroupilha. Through a methodological point of view, I tried to make a bibliographic analysis; make an interview; map; classify and categorize notes, concepts, colors, stickers and stamps used by the teachers on the notebooks. The data used for the research was collected in 249 students notebooks, which belong to Memorial De Deutscher Hilfsverein. This study has as objective discover how the teachers used to learn this practice, if they used to be normal in those days, and finally, convert the usual ways of correction they had, in history.The correction marks are important because they are landmarks of learning valuations. They were always registered in a visual way and recognized by school community. Just like symbolic representations, they show professor, school, and society‟s judgement. The different ways chosen by the teachers to show the students they made a mistake used to vary depending on things like teacher‟s different graduations, exchange of knowledge, and mostly the experience, based on the contact with the students and other teachers over the years.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2697
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000435127-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,6 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.