Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2750
Type: doctoralThesis
Title: Estratégias educacionais como ação mediadora: associação entre distúrbio do processamento auditivo e transtorno do déficit de atenção/hiperatividade
Author(s): Rangel, Denise Inazacki
Advisor: Stobäus, Claus Dieter
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2008
Keywords: EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS
NEUROPSICOLOGIA
TRANSTORNO DA FALTA DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE
AUDIÇÃO - DISTÚRBIOS
Abstract: Propostas terapêuticas para o TDAH têm sido elaboradas freqüentemente envolvendo profissionais e familiares dos sujeitos com esse acometimento. Os professores e todos os envolvidos no processo de aprendizagem são orientados a acompanhar e se inteirar de procedimentos possíveis de serem empreendidos no dia-a-dia do aluno. A Neuroaudiologia, em uma aproximação com a área de Educação, faz referência à associação dos déficits no processamento auditivo ao TDAH, no entanto, esse aspecto, especificamente, ainda necessita de estudos para estabelecer essa relação intrínseca às manifestações das dificuldades do processo de aprendizagem e motivação. Este estudo compreende temática acerca da relação entre Processo de Aprendizagem e Motivação na associação entre distúrbio do processamento auditivo da informação e TDAH. Aborda implicações psicopedagógicas, fonoaudiológicas e educacionais dessa possível e estreita relação. Procura compreender os elementos resultantes das avaliações audiológicas dos alunos com TDAH, tais como os subperfis do déficit do processamento auditivo e características clínicas e comportamentais identificadas e definidas. Relaciona a disabilidade de atenção seletiva aos resultados do processo de aprendizagem, caracteriza o processo de aprendizagem e motivação desses alunos e relaciona, a partir dos achados dessa relação, aspectos específicos que auxiliem nos procedimentos pedagógicos referentes a seu processo de aprendizagem. O objetivo deste estudo é levantar estratégias específicas para o processo educativo, a partir das relações entre processo de aprendizagem e motivação na associação entre TDAH e os déficits do processamento auditivo. Pretendeu-se responder aos questionamentos pela união de dois paradigmas de delineamento de pesquisa, empreendendo análise quantitativa e qualitativa dos dados.A configuração da pesquisa constitui-se em um estudo de caso descritivo e interpretativo, com participação de sete sujeitos com diagnóstico de TDAH, dois com associação ao Transtorno Bipolar e cinco ao Transtorno de Aprendizagem, alunos de escolas regulares, em uma cidade no Vale dos Sinos, RS. Verificou-se que os cinco alunos que apresentam transtorno de aprendizagem demonstram déficit do processamento auditivo. Os déficits secundários do processamento auditivo estiveram presentes na maioria dos casos com este distúrbio. O processo educativo apresentou dificuldades especificamente relacionadas à habilidade auditiva e à socialização. As características do processo de aprendizagem foram similares nos sujeitos com TDAH; o input inicial relacionado ao comprometimento em nível de tronco encefálico alto não se constituiu em fator específico de sujeitos com TDAH e distúrbio do processamento auditivo; a motivação dos sujeitos com TDAH está relacionada ao retorno positivo e a metas quantificadas, as tarefas que envolvem habilidades auditivas são os maiores fatores desmotivadores. A partir dos déficits encontrados, foram especificadas ações que podem funcionar como mediadoras no dia-a-dia escolar. No entanto, qualquer sugestão deve estar encadeada e relacionada ao contexto sócio-cultural do sujeito para o qual foram identificadas as propostas. Esse estudo, aproximou áreas de estudo, reduziu distância entre saberes e mostrou que é possível compreender o sujeito como ser interdisciplinar, entendendo sua complexidade não através de saberes compartimentados, mas inter-relacionados.
Therapeutic proposals for ADHD have been frequently drawn up involving professionals and relatives of individuals suffering from this disorder. Teachers and everyone involved in the learning process are advised to monitor and to be aware of procedures that are possible to be put into practice in the student’s daily life. Neuroaudiology, close to the field of Education, in turn, makes reference to the connection between deficits in auditory processing and ADHD, however, this aspect, particularly, still needs studies to establish this intrinsic relation to signs of difficulties with the learning process and motivation. This study, therefore, comprehends the subject matter concerning the relation between Learning Process and Motivation in association with auditory information processing disorder and ADHD. It approaches psychopedagogical, phonoaudiological and educational implications of this possible and close relation, in an attempt to understand the resultant elements of audiologic assessments of ADHD students, such as subprofiles of auditory processing deficit and identified and defined clinical and behavioral characteristics; to relate selective attention disability with the results of the learning process; to characterize the learning process and motivation of those students and connect, starting from the findings in that relation, specific aspects that may help in pedagogical procedures related to the learning process of those individuals. The aim of this study refers to investigate strategies that are specific to the educational process, starting from the relations between learning and motivation in the association between ADHD and auditory processing deficits. It was intended to answer questions starting from the union of two research delimitation paradigms, performing quantitative and qualitative data analysis.The research configuration consisted of a descriptive and interpretative case study, with the participation of seven individuals with a ADHD diagnosis, two of them associated with Bipolar Disorder and five with Learning Disorder, all of them are students attending schools in a city of Vale dos Sinos region, in RS. It was verified that the five students with Learning Disorder have shown a deficit in auditory processing; secondary auditory processing deficits were present in the majority of cases with disorder; the educational process presented difficulties specifically related to auditory skill and socialization; the characteristics of the learning process were similar in individuals with ADHD; the initial input regarding the involvement of high encephalic trunk level didn’t constitute a specific factor in individuals with ADHD and auditory processing disorder individuals; the motivation of individuals with ADHD is related to positive feedback and quantified goals, assignments that involve auditory skills being the most discouraging factor. Starting from the deficits found, actions that may work as mediators in school daily life were specified. However, any suggestion must be linked and related with the social-cultural context of the individual to whom proposals were identified. With this study, an attempt was made to bring study fields closer, to reduce the distance among different kinds of knowledge and to try to show that it’s possible to understand the individual as an interdisciplinary being, perceiving their complexity not by means of compartmented knowledge, but through interrelated knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2750
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