Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/2757
Tipo: masterThesis
Título: Limites e possibilidades de uma prática pedagógica libertária no ensino superior: uma análise a partir de Foucault
Autor(es): Taube, Silvana Batista
Orientador: Medeiros, Marilú Fontoura de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 1997
Palabras clave: EDUCAÇÃO
DIDÁTICA
PEDAGOGIA
ENSINO SUPERIOR
Resumen: Esta pesquisa realizou-se no âmbito da disciplina de Didática, ministrada em diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina. Empreendeu-se, através dela, a construção de um trabalho pedagógico que se pretendeu livre e não autoritário, no sentido libertário, utilizando-se como método básico de investigação, a observação participante aliada à diferentes técnicas de coleta de dados como a gravação, transcrição e análise das falas em sala de aula, além da formação de grupos de estudo, conversas informais com alunos e colegas de trabalho. O que se pretendeu, na verdade, foi encontrar os limites e possibilidades de uma prática pedagógica Libertária no Ensino Superior, devendo-se à Michel Foucault as mais significativas contribuições para analisar as numerosas questões que permeiam a prática educativa, sobretudo, o conjunto de prescrições normativas, de pressupostos teórico-metodológicos que se constituíram ao longo da história em mecanismos disciplinares propagados pela Didática através de seus enunciados. Assim sendo, teve-se a intenção, através deste trabalho, de quebrar ou desconsertar essa ordem discursiva e encontrar novas possibilidades, novos meios de realizar a educação. E as possibilidades se mostraram através da resistência, da negação de que exista a verdade pedagógica. Não numa extenuante luta contra o aparato - o Estado, suas instituições, seus mecanismos de controle - mas na habilidade estratégica de contornar os obstáculos, os limites que se impuseram nas relações do cotidiano escolar, para simplesmente permitir o surgimento do diferente, do incessantemente novo.
This research realized in the Didactical discipline ambit, given in the Mastership Courses distincts, of Universidade Federal de Santa Catarina. lt undertook in this research, the construction of a claimed pedagogical work free and not authoritarian, in the Anarchist appreciation, using as investigation method, the announced observation, associated in data collect distints technics like the speeches’ the record, the transcription and analysis in the classroom, besides, arrangement of study groupes, and informals conversations with pupils and workmates in different places as well. Actually, it has been intending to find the limits and possibilities in a Anarchist Pedagogic Practice in the Superior Instruction Didatic, applyng Michel Foucault, the most significatives contributions to search the numerous questions that they permeat the instruction practice, over all, the normatives prescriptions ensemble, of assumeds methodological-theoretic that along history composed them in disciplines organizations diffused at Didactic through your enunciations. In such case, it has been intending, through this performance, to break or to disarrange this discoursive order and to find new possibilities, new means to realize the instruction. The possibilities showed through resistance, in the negation in that there is a pedagogical truth. Not exhausting fight against the State - establishments its and control organizations its - but strategic ability in turn round the obstacles, the limits imposed themselves in the scholar quotidian relations, to permit simply the distinct appearing, infinitly new.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2757
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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