Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2769
Type: doctoralThesis
Title: O professor de química e a epistemologia da prática pedagógica: limites e desafios para a inovação
Author(s): Soares, Elane Chaveiro
Advisor: Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2012
Keywords: EDUCAÇÃO
QUÍMICA - ENSINO
PRÁTICA DE ENSINO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EPISTEMOLOGIA
Abstract: As pesquisas que documentam a crise enfrentada pelo ensino contemporâneo de Ciências demonstram, dentre outros dados, a difícil relação entre professores e estudantes desmotivados, vinculados ao alto índice de analfabetismo científico, bem como à falta de profissionais com formação na área. O pano de fundoé fornecido pelo curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática com habilitação em Química, oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso. Este curso projetou uma formação inovadora, baseada na articulação entre História e Filosofia da Ciência. Foram investigadas – a partir da Etnografia da Prática Escolar, com observação participante, entrevista semiestruturada e análise de documentos – as Práticas Pedagógicas de três professores egressos. A problematização da pesquisa centrou-se, na realização de uma epistemologia da prática, buscando compreender, a partir de alguns interrogantes, como está sendo a PráticaPedagógica do Professor de Química, de que forma o conhecimento específico e o pedagógico permeiam a prática desses professores; como planejam e desenvolvem suas aulas; que dispositivos epistemológicos e pedagógicos utilizam para trabalhar a relação teoria e prática; como enfrentam os desafios e as possibilidades da docência em relação ao ensino de Química; que compreensão estes professores possuem da sua prática; como pensam, planejam e desenvolvem a sua formação continuada. E, como estes professores percebem o alcance dos objetivos da estrutura curricular do curso de LPCNM.Com os auxílios teóricos de Freire, Marli André, GimenoSacristán, Bernard Charlot, Tardif e outros, a pesquisa revelou a necessidade de um distanciamento dos discursos e a aproximação da realidade das condições objetivas de trabalho desses três professores. A materialidade do mundo da vida e do trabalho docente pesquisado revelou evidências que permitiram repensar o processo de análise sem a culpabilização desses professores, compreendendo os fatores de resistência/restrição à efetivação da Prática Pedagógica. Fatores que podem ser mencionados em nível de problemas estruturais, curriculares, de gestão escolar e de sistema educacional e ainda de necessidades formativas. A presença dos alunos, também como interlocutores, permitiu que algumas questões saltassem aos olhos. Uma delas foi a percepção da clareza com que os alunos estão percebendo a realidade escolar. A partir das lentes da pesquisa, a proposta da LPCNM e o relatório de avaliação de curso feito pelo MEC são retomados na perspectiva de uma releitura com inclusão da Prática Pedagógica dos egressos como atores privilegiados, que possibilitam novas compreensões do processo. Consciente de que estamos em uma transição paradigmática, o esforço da proposta do curso é reconhecido, os limites e os problemas encarados como desafios e possibilidades de avanço, especialmente dos pontos de vista epistemológico, político e pedagógico.
Research documenting the crisis is that met by the teaching of contemporary demonstration science, between other numbers, the difficult relationship between teachers and students indifferent, linked to the high rate of scientific illiteracy and the lack of proficient professionals in the region. The education is supplied by way of Full Degree in Natural Sciences and Mathematics major in Chemistry opened by the Federal University of MatoGrosso, State of Brazil. This course designed a ground-breaking preparation, based on the relationship between History and Philosophy of Science. Were investigated - from the Ethnography of Teaching Practice, with participant observation, semiestruture interviews and document analysis - the Pedagogical Practices of three faculty graduates. The problematic of research focused on conducting an epistemology of preparation, frustrating to understand, from some interviewers as being the Pedagogical Practice Chemistry Teacher, how the exact knowledge and pedagogical permeate the practice of these teachers; how to plan and improve their lessons; epistemological and pedagogical devices that use to work the relationship between theory and practice, as they expression the challenges and opportunities of teaching in relation to the Teaching of Chemistry; appreciative that these teachers have of their practice, how they think, plan and develop their continuing education. And as these teachers realize the scope of the objectives of the course curriculum LPCNM.With the aid of theoretical Freire,Marli Andre, Gimeno Sacristan, Bernard Charlot, Tardif and others, the survey revealed the need for a separation of dissertations and the approaching reality of objective conditions of work of these three educators. The materiality of the world of life and work of teachers surveyed indicated suggestion that allowed attention the process of breakdown without responsibility these teachers, understanding the factors of resistance / restriction on the effectiveness of pedagogical practice. Factors that may be mentioned in level of structural problems, curriculum, school management and educational system and still needs training. The incidence of students, as well as interlocutors, allowed some questions leap to the eye. One was the perception of the clarity with which students are realizing the school reality. From the lens of research, proposal and LPCNM impost report done by MEC course are taken from the perspective of a rereading of Pedagogical Practice with presence of graduates as privileged actors, qualifying new understandings of the process. Attentive that we are in a paradigm shift, the effort of the planned course is documented, the limits and difficulties seen as tests and possibilities of improvement, especially the opinions epistemological, political and pedagogical.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2769
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