Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2775
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Bettina Steren dosen_US
dc.contributor.authorForgiarini, Roberta Rossarollaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:19Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:19Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2775-
dc.description.abstractA temática da inclusão escolar encontra-se presente nos discursos e políticas educacionais nos últimos anos, dessa forma, vemos crescer as tentativas de implementação de ações inclusivas no contexto escolar fazendo com que esta seja vista como a solução para a educação dos sujeitos com deficiência. Nesse viés o presente estudo, buscou responder a seguinte questão: Como o princípio da autonomia se articula nas políticas de inclusão e influenciam as práticas educacionais desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Penso ser importante analisar essa questão devido ao fato de encontrarmos o princípio da autonomia presente nos discursos políticos e educacionais atuais. Dessa forma, busquei, através da análise das políticas de inclusão e dos conceitos de autonomia apresentados por Kant (1974, 1999) e Freire (1980, 1982, 1983, 1995, 1999, 2000, 2003), compreender como esse princípio permeia as Políticas Públicas de inclusão e, por sua vez, influenciam as práticas escolares desenvolvidas no AEE. A abordagem metodológica utilizada foi o Estudo de Caso, que possibilitou a utilização de várias ferramentas de coleta de dados: documentos legais, entrevistas e observações. Após a coleta dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) com a análise das informações emergiram três categorias de análise: a produção da autonomia: da possibilidade à necessidade, as práticas pedagógicas desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado e a formação de professores para atuar no Atendimento Educacional Especializado. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino da cidade de Santa Maria/RS. Olhar para a escola significa compreender as ações que determinam os sujeitos, suas aprendizagens, seus conhecimentos, sua forma de ser e de se constituir.Meu intento foi problematizar as questões relacionadas à educação inclusiva e discutir que, apesar dos supostos avanços ocorridos nos últimos anos a escola regular e a Educação Especial ocupam lugares diferenciados, mas ainda utilizam práticas segregacionistas e normativas para lidar com a deficiência. Procurei aprofundar o debate buscando compreender as teias que se enredam na proposta da educação inclusiva e como essas influenciam o contexto escolar, a educação dos sujeitos incluídos e a produção da autonomia dos mesmos.pt_BR
dc.description.abstractThe issue of school inclusion is present in the speeches and educational policies in recent years, so we see growing attempts to implement inclusive actions in the school causing this is seen as the solution to the education of individuals with disabilities. In the bias current study aimed to answer the following question: How does the principle of autonomy is articulated in the policies of inclusion and influence educational practices in Customer Education Specialist (ESA)? I think it is important to analyze this issue due to the fact that we found the principle of autonomy present in current educational and political speeches. Thus, I searched through the analysis of inclusion policies and concepts of autonomy presented by Kant (1974, 1999) and Freire (1980, 1982, 1983, 1995, 1999, 2000, 2003), understanding how this principle permeates Policies Public inclusion and, in turn, influence school practices developed within ESA. The methodological approach used was the case study, which allowed the use of various tools for data collection: legal documents, interviews and observations. After collecting the data used was content analysis (Bardin, 1977) with the analysis of the information revealed three categories of analysis: the production of autonomy: the possibility to necessity, pedagogical practices developed in the Educational Service Specialist and teacher training for Specializing in Educational Service to act. The research was conducted in an educational institution in the city of Santa Maria / RS. Looking for school means understanding the actions that determine the subjects, their learning, their knowledge, their way of being and to be incurred.My intent was to problematize issues related to inclusive education and argue that, despite the supposed advances of recent years and the regular school Special Education occupy different places but still use segregationist practices and regulations for dealing with disability. I tried to deepen the debate seeking to understand the webs that are enmeshed in the proposal of inclusive education and how these influence the school environment, education and the production of the subjects included in the same autonomy.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO ESPECIALpt_BR
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpt_BR
dc.subjectPOLÍTICAS PÚBLICASpt_BR
dc.subjectAUTONOMIA (EDUCAÇÃO)pt_BR
dc.titleA produção da autonomia no espaço escolar: pensando a escola inclusivapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000447023-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo819,42 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.