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dc.contributor.advisorCastro, Marta Luz Sisson deen_US
dc.contributor.authorDrügg, Carolina de Vasconcellosen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:21Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:21Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2781-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo investigar as necessidades de formação inicial e continuada do Visitador no Programa Primeira Infância Melhor, considerando seu desempenho na orientação das famílias atendidas. Para o levantamento dos dados, foi utilizado um questionário com perguntas fechadas tipo Lickert-5 acrescido, ao final, de duas questões abertas - caracterizando uma pesquisa de natureza aplicada, através do método quantitativo. Participaram da amostra 121 Visitadores de 17 Municípios que desenvolvem o Programa no Estado. Buscou-se com este estudo analisar a interpretação dos Visitadores com relação as suas vivências profissionais e o seu entendimento quanto ao papel que assumem no trabalho junto às famílias, para enfim, refletir sobre as necessidades de formação evidenciadas no instrumento de pesquisa. A análise revelou que os Visitadores possuem um bom entendimento de seu papel na estrutura do Programa e do objetivo pretendido pelo PIM, porém apontou algumas inadequações importantes no modo como desenvolvem seu trabalho junto às famílias, indicando a necessidade de articular à capacitação o exercício de acompanhar o trabalho dos Visitadores na prática, a fim de garantir não só a supervisão de seu desempenho, como também a elaboração de um diagnóstico que fundamente os planos de capacitação – uma prática ainda pouco disseminada no cotidiano das equipes municipais. Também revelou a habilidade dos respondentes em elaborar uma percepção bastante coerente sobre os aspectos de sua formação e sobre as estratégias necessárias para qualificá-la, sugerindo que os momentos de escuta do Visitador são um princípio básico para a qualificação dos trabalhos.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed at investigating the need for initial training and continuing professional development for the visitors of Programa Primeira Infância Melhor – PIM (Best Early Childhood Program), considering their performances in guiding the families served. To gather data, a closed format questionnaire type Lickert 5 scale added by two open questions in the end was applied, featuring a research of applied nature, using the quantitative method. One hundred twenty one visitors from 17 cities that develop the program in the State participated in the study. This study analyzes the interpretation of the visitors regarding their professional experiences and their understanding of the role they assume when working with families, in the end, it reflects on the professional development needs highlighted in the research tool. The analysis revealed that the visitors have a good understanding of their role in the structure of the program and the intended purpose of Primeira Infância Melhor, but pointed out some important gaps in way in they develop their work with the families, indicating the need to associate the training to the practice of monitoring the work of the visitors, to ensure the supervision of their performances, as well as the elaboration of a diagnosis that supports the professional development plans - still not a common practice in the cities. It also revealed the respondents´abilities to elaborate a consistent perception about their development and the strategies needed to qualify it, suggesting that the visitors hearing moments are the main principle to qualify their practices.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.subjectEDUCADORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICASpt_BR
dc.subjectRELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLApt_BR
dc.titleFormação e desempenho do visitador na prática socioeducativa do Programa Primeira Infância Melhorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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