Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2809
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dc.contributor.advisorPortal, Leda Lisia Franciosien_US
dc.contributor.authorCorrêa, Maria Alice Schidaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:29Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:29Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2809-
dc.description.abstractA pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, visou identificar, junto aos profissionais de educação, que entendimento de educação ambiental possuem e como percebem as possíveis contribuições para a formação de um ser mais integral e a conquista da cidadania. O estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Edgar Morin, Fritjof Capra, Bassarab Nicolescu, Ken Wilber e Leonardo Boff no que se refere a ser humano e mudança de paradigma, estabelecendo-se uma interlocução com a educação ambiental, a cidadania e a ética com base nos estudos de Humberto Maturana, Henrique Leff, Philippe Layrargues, Philippe Perrenoud e Hans Jonas. O campo empírico da investigação foi em uma escola municipal de ensino fundamental, localizada em Porto Alegre - RS. Os sujeitos participantes foram os professores das séries iniciais do ensino fundamental. Para a coleta dos dados, foram utilizadas diferentes fontes de evidências: entrevistas, observações e análise documental. Da análise dos dados emergiram as categorias, que se interrelacionam, tiveram seus dados analisados e foram assim denominadas: ser humano, educação ambiental e cidadania além de dois aspectos que merecem destaque, a responsabilidade e o cuidado como atitudes fundamentais do ser humano. A educação ambiental na escola é uma alternativa para a formação de um ser humano integral e para a construção da cidadania, desde que, entendida como um processo educativo em que a transdisciplinaridade seja objetivada e a transversalidade de conceitos efetivada, permitindo a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como a ampliação da consciência.pt_BR
dc.description.abstractQualitative research such as case study aimed at identifying within education professionals their understanding on environmental education and how possible contributions to bringing up a more complete human being and citizenship achievement are perceived. The study is based on Edgar Morin, Fritjof Capra, Bassarab Nicolescu, Ken Wilber and Leonardo Boff theoretical assumptions regarding human being and paradigm shift, establishing a connection with environmental education, citizenship and ethics in Humberto Maturana, Henrique Leff, Philippe Layrargues, Philippe Perrenoud and Hans Jonas’ studies. The empirical field of investigation was a municipal school of fundamental education located in Porto Alegre - RS. The subjects were first grades of fundamental education teachers. Different evidence sources were used for data collection: interviews, observations and documental analysis. From data analysis, the categories that interrelate emerged, had their data analyzed and were denominated: human being, environmental education and citizenship, besides two important aspects which are responsibility and human being fundamental attitudes care. Environmental education in school is an alternative for a more complete human being and citizenship development if understood as an educational processes in which transdisciplinarity is objected and concepts transversality is effective, allowing knowledge acquisition, skills and aptitudes as well as conscience raising.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
dc.subjectCIDADANIApt_BR
dc.subjectEDUCADORESpt_BR
dc.titleEducação ambiental: uma possível alternativa para a construção da cidadaniapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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