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dc.contributor.advisorSantos, Bettina Steren dosen_US
dc.contributor.authorBondan, Alzira Pimentelen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:38Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:38Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2836-
dc.description.abstractO presente estudo sobre “Saúde Docente: Relação entre gênero e estresse profissional” faz parte da linha de pesquisa “Pessoa e Educação”, que estuda a educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, na formação e na autoformação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde, a espiritualidade e as histórias de vida. O objetivo desse estudo é analisar a saúde dos professores, tendo como foco o estresse laboral, vivido no seu dia a dia, relacionando com os gêneros, no sentido de compreender a forma como os docentes do sexo masculino e feminino enfrentam esses estresses. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, utilizando como estratégia de pesquisa a entrevista semiestruturada, composta de 12 perguntas que foram aplicadas em professores de uma escola da rede particular de ensino de Porto Alegre. Os sujeitos selecionados (cinco homens e cinco mulheres) são docentes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, por se tratar de níveis de ensino em que se encontram professores de ambos os sexos. A análise dos dados teve como suporte teórico, a análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2007), na qual a compreensão do texto se fez através de uma linguagem sistematizada pelos três elementos principais que guiam esse tipo de análise: unitarização, categorização e a comunicação. As categorias que emergiram foram: “formação e aperfeiçoamento docente; pontos positivos da profissão docente; dificuldades encontradas no desenvolvimento da docência; situações de estresse docente e estratégias de coping; escola e saúde docente; diferença dos gêneros na elaboração do estresse docente”.Esse estudo não pretende provar, nem criar uma teoria, no entanto, através dele foi possível considerar que os homens envolvem-se menos com as questões do alunado, tratando as situações com mais distanciamento, enquanto as mulheres buscam soluções e se preocupam bem mais com a resolução imediata das questões, absorvendo mais os problemas.pt_BR
dc.description.abstractThe present study on “Health Teacher: Relation between genre and professional stress” is part of the research line “Individual and Education”, which studies education as a broad process involved in developing, training and self-education of individual, highlighting its interlacements with health, spirituality and life stories. The aim of this study is to analyze the health of teachers, focusing on stress at work, lived in their day to day relationship with the genres in order to understand how teachers male and female face these stresses. The methodology applied was qualitative approach, using as a research strategy the semi- structured interview, consisting of 12 questions that were imposed on teachers in a private school of Porto Alegre. The selected subjects (five men and five women) are the final years of teaching elementary and high school, because this is where education levels are teachers of both sexes. Data analysis was theoretically supported, textual analysis of discursive Galiazzi and Moraes (1997) in which the understanding of the texts was made through a systematic language by three main factors that guide this type of analysis: unitarization, categorization and communication. The categories that emerged were: “Teacher training and development; strengths of the teaching profession; difficulties encountered in the development of teaching, teaching situations of stress and coping strategies, school and teacher health, genre differences in the development of teachers stress”. This study did not intend to prove, or create a theory, however, through it was possible to consider that men are less involved with the issues of the students, dealing with situations with more distance, while women seek solutions and are concerned with much more immediate resolution of the issues, taking more the problems.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectESGOTAMENTO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectBEM-ESTAR PESSOALpt_BR
dc.subjectSATISFAÇÃO NO TRABALHOpt_BR
dc.titleSaúde docente: relação entre gênero e estresse profissionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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