Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2842
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMouriño Mosquera, Juan Joséen_US
dc.contributor.authorMartins, Silvana Neumannen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:41Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:41Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2842-
dc.description.abstractThis research is a Case Study that mainly investigates how entrepreneurial professors make the difference in the classrooms of Higher Education institutions. Based on college students‟ versions, this study focuses on the positive transformations and learning that occur in the classroom where there are entrepreneurial professors and entrepreneurial education. This study is grounded on the theoretical principles of the methodology for the vocational education of entrepreneurs as proposed by Fernado Dolabela. The empirical field of the investigation is Centro Universitário UNIVATES, located in Lajeado, RS/BR. The research participants are 257 college students who attended the Discipline of Entrepreneurship in the A/2009 semester. Data were provided by a questionnaire consisting of open-ended and closed-ended questions while the data analysis was performed using descriptive statistics, proposed by Barbeta (1999), done through the Context Analysis Technique as proposed by Bardin(2009), and the Content Analysis Methodology as proposed by Moraes (2007). The findings of this research were grouped into four categories: 1. The importance of the Discipline of Entrepreneurship at UNIVATES; 2. College Professor: an entrepreneurial person; 3. An entrepreneurial Professor‟s class and; 4. Entrepreneurship transforming education at the University. These categories were analyzed through a dialogic reflection with authors like Dornelas, Moran, Zabalza, Kincheloe, Seligman, Mosquera and others. Parallelly, a bibliographic review was done aiming at bringing out subjects like social entrepreneurship, intra/entrepreneurship, higher education, knowledge society, social entrepreneurship and college pedagogy for reflection. In the end, it was observed that college students legitimize the methodologies used by entrepreneurial professors and they say that, with these professors, the learn. Starting from the students‟ observations, teaching methodologies and educational actions that result in entrepreneurial education are proposed.en_US
dc.description.abstractEsta pesquisa é um Estudo de Caso que tem como problema central compreender em que professores empreendedores fazem a diferença nas salas de aula do ensino superior. Com base nos depoimentos de alunos universitários, este estudo focaliza as transformações positivas e as aprendizagens que ocorrem em sala de aula, através de professores empreendedores e da educação empreendedora. O referencial teórico, que embasa o estudo, fundamenta-se nos pressupostos da metodologia para a formação de empreendedores, proposta por Fernando Dolabela. O campo empírico da investigação é o Centro Universitário UNIVATES, localizado em Lajeado, RS/BR. Os sujeitos participantes da pesquisa são 257 acadêmicos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo no semestre A/2009. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por perguntas abertas e fechadas e a análise dos dados coletados foi realizada através da Estatística Descritiva, proposta por Barbeta (1999); da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009) e a partir da metodologia de Análise Textual, proposta por Moraes (2007). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em quatro categorias: 1. A importância da disciplina de Empreendedorismo na UNIVATES; 2. O professor universitário: um empreendedor; 3. A aula de um professor empreendedor e 4. Empreendedorismo transformando a educação na universidade. Essas foram analisadas por meio de uma reflexão dialógica com autores como Dornelas, Moran, Zabalza, Kincheloe, Seligman, Mosquera e outros. Paralelamente foi realizada uma revisão bibliográfica, com o objetivo de trazer à reflexão assuntos como empreendedorismo, intraempreendedorismo, ensino superior, sociedade do conhecimento, empreendedorismo social e pedagogia universitária. Ao final do trabalho observou-se que os universitários legitimam as metodologias utilizadas por professores empreendedores e colocam que, com esses professores, ocorre aprendizagem. Partindo das observações dos estudantes, são propostas metodologias de ensino e ações pedagógicas que resultem em uma educação empreendedora.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectEMPREENDEDORISMOpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectPROFESSORES UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.titleEducação empreendedora transformando o ensino superior: diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedorespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000421844-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,34 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.