Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2846
Tipo: masterThesis
Título: Avaliação da aprendizagem em educação a distância online
Autor(es): Bersch, Maria Elisabete
Orientador: Santos, Bettina Steren dos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
APRENDIZAGEM - AVALIAÇÃO
Resumo: The present study has as a problem understanding how the assessment processes of learning occur at online distance postgraduate courses modality and their implications in learning. It tried to investigate marks that allow formative evaluation in distance learning situations. To reach the proposed goals, the descriptive and interpretive qualitative research approach was chosen (SILVA & MENEZES, 2001; MINAYO,1994). The study was accomplished at Unidade de Educação a Distância do Senac/RS and included three graduation courses that took place in the first semester 2008. The data were collected through questionnaires and interview accomplished with professors and students, through observation of the respective virtual learning environments as well as through consultation of the courses pedagogical projects and other documents that regulate and guide distance education in the institution. Fourteen professors, five students and the managing team cooperated. Besides this, a bibliographic review was accomplished in order to place distance education in the current socio-cultural context. The data analysis was accomplished according to the textual analysis method proposed by Moraes (2007). Throughout the study, three main categories were listed: 1) Learning and distance education; 2) Interaction, collaboration and cooperation in distance teaching; 3) Learning evaluation in online distance education. Among them, the first and the third ones were considered a priori, while the second one was put together as the data were analyzed. One of the particularities of online distance education is the possibility to enlarge the socialization of the participants’ works. Consequently, through co-evaluation, hetero-evaluation and self-evaluation, it is possible to establish an evaluation process that qualifies the teaching and learning processes.
O presente estudo tem como problema compreender como ocorrem os processos de avaliação da aprendizagem em cursos de pós-graduação na modalidade a distância online e suas implicações sobre a aprendizagem. Buscou evidenciar indicativos que possibilitem a avaliação formativa em situações de aprendizagem a distância. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pela abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa de pesquisa (SILVA e MENEZES, 2001; MINAYO, 1994). O estudo foi realizado junto à Unidade de Educação a Distância do Senac/RS, envolvendo três cursos de pós-graduação em andamento no primeiro semestre de 2008. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevista, realizados com discentes e docentes, pela observação dos respectivos ambientes virtuais de aprendizagem, assim como pela consulta aos projetos pedagógicos dos cursos e demais documentos que regulamentam e orientam a educação a distância na instituição. Contou com a colaboração de catorze discentes e cinco docentes, e com o apoio da equipe gestora. Paralelamente, foi realizada uma revisão bibliográfica, buscando situar a educação a distância no contexto sóciocultural atual. A análise dos dados foi realizada a partir da metodologia de análise textual proposta por Moraes (2007). Ao longo do estudo foram elencadas três categorias principais: 1) Aprendizagem e educação a distância; 2) Interação, colaboração e cooperação no ensino a distância; 3) Avaliação da aprendizagem na educação a distância online. Dessas, a primeira e a terceira foram estabelecidas a priori, enquanto a segunda se constituiu na medida em que os dados foram analisados. Uma das particularidades da educação a distância online é a possibilidade de ampliar a socialização das produções dos participantes. Conseqüentemente, através da co-avaliação, da hetero-avaliação e da autoavaliação, é possível o estabelecimento de um processo avaliativo que qualifique os processos de ensino e de aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2846
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