Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2852
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dc.contributor.advisorFernandes, Cleoni Maria Barbozaen_US
dc.contributor.authorFlorentino, José Augusto Ayresen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:50:48Z-
dc.date.available2013-08-07T18:50:48Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2852-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate and problematize the issue of teacher continuing education in a complex vision, focusing the interest in knowing more and better teachers and their teaching in order to find out which paths used to (re)build their professionalism. Accordingly, it seeks to analyze the formation processes that help (or not) teachers to respond to the demands, the expectations, the diversity and richness of possibilities inside and outside the classroom. The methodology represents a case study with a qualitative approach, descriptive, leading to the apprehension of empirical material in an intimate approach between the researcher and the object being investigated. For data collection procedure was used as the systematic observation of teaching activities in the school routine and semi-structured individual interviews with questions like how to get information about the significant experiences incorporated as formative experiences. The research involved six teachers of an institution of technical education in the city of Porto Alegre/RS. Data were organized and interpreted through Textual Analysis of Discourse, by itself constitute an effort to deepen the understanding of a text or a set of texts, which can generate a new one, both descriptive and interpretive. Based on the analysis of the data reveals that teachers want to change their action, but often fail to develop methodological approaches for the renewal of their practice - either because they broke with a structured way to educate the traditional paradigm, either because they did not see the school as a training space that enables the reform of their action; there is a concern about their participation and responsibility in school life, since teachers do not perceive the school as a space for collective construction; notes also continued education is questioned by some teachers, claiming to be necessary to rethink it. It is understood that teacher training and professionalism will only make sense if contemplating this whole trajectory – personal and professional – of teachers, that is, their conception of life, school, education, interests, needs, abilities and also their fears, anxieties, difficulties and limitations.en_US
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo investigar e problematizar o tema da formação continuada de professores numa visão complexa, tomando como foco o interesse em conhecer mais e melhor os professores e seu trabalho docente, no intuito de descobrir quais caminhos utilizam para (re)construir a sua profissionalidade. Nesse sentido, busca-se analisar os processos de formação que auxiliam (ou não) os professores a responder às demandas, às expectativas, à diversidade e à riqueza de possibilidades dentro e fora da sala de aula. A metodologia utilizada corresponde a um estudo de caso inserido na abordagem qualitativa, descritiva, levando à apreensão do material empírico em uma aproximação íntima do pesquisador com o objeto a ser investigado. Para a coleta dos dados utilizou-se como procedimento a observação assistemática da ação docente no cotidiano escolar e entrevista individual com perguntas semiestruturadas como forma de buscar informações sobre as vivências significativas incorporadas como experiências formadoras. A pesquisa de campo envolveu seis professores de uma instituição de ensino técnico da cidade de Porto Alegre/RS. Os dados foram organizados e interpretados por meio da Análise Textual Discursiva, por constituir-se um esforço para aprofundar a compreensão de um texto ou de um conjunto de textos, podendo gerar um novo, tanto descritivo como interpretativo .Com base nas análises dos dados percebe-se que os professores querem mudar sua ação, mas muitas vezes não conseguem desenvolver caminhos metodológicos para a renovação de sua prática – seja porque não romperam com uma forma de educar estruturada pelo paradigma tradicional, seja porque não viram a escola como um espaço de formação que possibilite a reforma de sua ação; que há uma preocupação com relação a sua participação e responsabilidade na vida escolar, uma vez que os professores não percebem a escola como um espaço de construção coletiva; percebe-se também que a formação continuada é questionada por alguns professores, alegando ser necessário repensá-la. Entende-se que a formação docente e a profissionalidade só terá sentido se esta contemplar toda a trajetória – pessoal e profissional – dos professores, isto é, suas concepções de vida, de escola, de educação, seus interesses, necessidades, habilidades e também seus medos, anseios, dificuldades e limitações.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO CONTINUADApt_BR
dc.subjectENSINO TÉCNICOpt_BR
dc.subjectENSINO PROFISSIONALIZANTEpt_BR
dc.subjectPARADIGMAS (EDUCAÇÃO)pt_BR
dc.titleA formação continuada de professores no ensino técnico profissionalizante: a (re)construção da profissionalidade em tempos de paradigma emergentept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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