Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2859
Tipo: masterThesis
Título: Liderança educacional: um desafio para o supervisor escolar
Autor(es): Rolla, Luiza Coelho de Souza
Orientador: Enricone, Délcia
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: EDUCAÇÃO
SUPERVISÃO ESCOLAR
SUPERVISOR ESCOLAR
LIDERANÇA
Resumen: This research was performed with the goal of analyzing the relationship established between a School Supervisor and the teachers in the everyday of schools. Knowing that the Supervisor is one of the persons responsible for the planning, school pedagogical proposal organization and execution, and in this relationship he/she is placed in hierarchically superior to the teachers, the mould as these matters are led interfere in the result of the school work as a whole. The educational leadership, in this perspective, places as a challenge to the Supervisory action, that besides accounting for the bureaucratic and legal matters, needs to contribute with the in service teachers' formation and with their qualification. This way, the present work shows the history of the School Supervisor, the functions that were initially attributed and the evolution of their professional activities. Perceiving the leader's inherent character to the supervisor's function, concepts, principles, leadership theories and examples are boarded, and to finalize, matters are brought up, that related to supervisor's performance and to the leadership, challenges this professional, the educational leadership. The phenomenological research offered theoretical support for the accomplishment of this study, and the analysis of the emerging categories was used as a way of presenting the obtained results. Ten teachers have been interviewed, regardless the level and the system where they act. The research instrument was semi-structured and the interviews were recorded, transcribed and analyzed in its totality. The data analysis presents the interviewees statement, related to referential that bases this study.
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a relação estabelecida entre Supervisor Escolar e professores no cotidiano das escolas. Sabendo-se que o Supervisor é um dos responsáveis pelo planejamento, organização e execução da proposta pedagógica da escola, e nesta relação está colocado em situação hierarquicamente superior aos professores, a forma como são conduzidas essas questões interferem no resultado do trabalho da escola como um todo. A liderança educacional, nesta perspectiva, coloca-se como desafio à ação Supervisora, que além de dar conta das questões burocráticas e legais, precisa contribuir com a formação dos professores em serviço e com sua qualificação. Sendo assim, o presente trabalho apresenta o histórico do Supervisor Escolar, as funções que lhe eram atribuídas inicialmente e a evolução de suas atividades profissionais. Percebendo o caráter de líder inerente à função do Supervisor, são abordados conceitos, princípios, teorias e exemplos de liderança, e, ao final, são colocadas questões que relacionadas à atuação do Supervisor e à liderança, desafio que está posto a este profissional, a liderança educacional. A pesquisa fenomenológica ofereceu suporte teórico para a realização deste estudo, e a análise das categorias emergentes foi utilizada como forma de apresentar os resultados obtidos. Foram entrevistados 10 professores, independente do nível e do sistema onde atuam. O instrumento de pesquisa foi semi-estruturado e as entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas em sua íntegra. A análise dos dados apresenta o relato dos entrevistados, relacionado ao referencial que fundamenta este estudo.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2859
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000347013-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo295,18 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.