Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2886
Tipo: masterThesis
Título: Inclusão digital de professores: uma proposta de construção de trajetórias personalizáveis em cursos na modalidade a distância
Autor(es): Santos, Pricila Kohls dos
Orientador: Giraffa, Lucia Maria Martins
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2012
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
INCLUSÃO DIGITAL
TECNOLOGIA DIGITAL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo: Na sociedade atual, impactada pelas tecnologias digitais, constantemente nos deparamos com inovações e novas formas de interação disponibilizadas através da rede Internet e seus recursos. A Educação das pessoas deve considerar a questão da apropriação do uso de tais recursos e necessita conscientizar os educadores para o fato de que as formas de comunicação estão em transformação e, ao mesmo tempo, a noção de conhecimento e de como adquiri-lo também passa por tal processo, neste sentido abordamos a Educação a Distância como metodologia para ampliar tal comunicação em prol da construção do conhecimento. Nesta perspectiva, esta pesquisa apresenta como resultado a aplicabilidade e possibilidade de se desenvolver um curso de formação de professores para desenvolvimento de competências e habilidades para o uso de tecnologias.Para tal, desenvolveu-se um curso propondo a personalização de trajetórias em cursos a distância, com o intuito de valorizar e estimular a aprendizagem a partir dos conhecimentos prévios e objetivos de curta duração dos participantes. A pesquisa constitui-se numa pesquisa de cunho qualitativo, e se caracteriza como estudo de caso. Contanto com a apresentação do curso desenvolvido e ofertado nesta pesquisa, bem como a análise das trajetórias percorridas pelos participantes. Sendo que a interpretação dos dados desta pesquisa indica a viabilidade de oferta de cursos personalizáveis em educação a distância. Espera-se como resultado desta pesquisa que ela seja um convite à reflexão sobre novas e/ou diferentes formas e possibilidades de se fazer a Formação Docente e Educação a Distância a partir da expectativa e vivências/experiências dos participantes de um curso a distância, em que o tempo e o espaço de cada indivíduo é primado através de uma metodologia que de dispõe a trabalhar com os conhecimentos prévios do aluno como ponto de partida para a construção do conhecimento para o uso da tecnologia.
Nowadays society has been impacted by digital technologies, and we constantly faced out with new forms of interaction regarding Internet and its resources. We argue that teachers’ must consider the need to acquire communication skills associated with Web 3. 0 tools. The society new behavior demands new challengers for educators. The notion of knowledge and how to acquire it also passes such a rethinking process. In this perspective, this research proposes a teachers training course in order to develop digital competencies and skills regarding specific software. In order to achieved our goals and evaluate our methodological proposal, we developed an online course offering customization support, in order to enhance and stimulate learning from participants prior knowledge and short-term goals. The study has qualitative approach, and is also can be characterized as action research. The results showed us a promise set of indicators that allows us to believe that is possible to customize a course using user’s feedback. Due Moodle´s restriction it was not possible configure the possibilities in an automatic way. All the personal configurations were done manually. We suggest for future work a join work in order to fulfill this gap. It is expected as a result of this research it is an invitation to reflect on new and / or different ways and possibilities to make the Teacher Training and Distance Learning from the experiences and expectations / experiences of participants in a distance learning course in that time and space of each individual rule is through a methodology that provides for working with the student's prior knowledge as a starting point for building knowledge for the use of technology.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2886
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000438273-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,62 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.