Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2907
Tipo: masterThesis
Título: Do encontro ao desencontro: fatores relacionados procura de cursos de EAD em psicologia e posterior evasão
Autor(es): Ramminger, Simone
Orientador: Bernardes, Nara Maria Guazzelli
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PSICOLOGIA - PÓS-GRADUAÇÃO
PSICÓLOGOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo: Com o desenvolvimento das novas tecnologias, a educação a distância vem ganhando espaço a cada dia e constata-se que a evasão é um de seus maiores problemas, como apontam Kramer (1999), Pallof e Pratt (2004), Coelho (2002), entre outros. O presente estudo, que se caracteriza como uma pesquisa empírica, problematizou fatores relacionados à evasão de alunos matriculados nos cursos de Especialização em Psicologia oferecidos pela PUCRS Virtual. Os objetivos foram: examinar os motivos que levaram os alunos a se matricularem nesses cursos; examinar as expectativas dos alunos antes de efetivarem a matrícula no curso; investigar os fatores relacionados à evasão, apontados pelos alunos. O método empregado foi o estudo de caso e os dados foram coletados por meio de entrevistas por messenger e chat com onze ex-alunos e alunas, que se matricularam nos cursos na edição 2004 e se evadiram no mesmo ano, bem como mediante a análise de documentos. Os resultados indicaram que os alunos se matricularam nos cursos a distância principalmente por interesse pelas áreas de conhecimento dos cursos oferecidos e em função do mercado de trabalho. A expectativa dos alunos que mais se destacou foi a possibilidade de interação com colegas distantes.Os alunos se evadiram devido à falta de disciplina para estudar e autonomia; à falta de tempo para se dedicar aos estudos; à desmotivação; a dificuldades com os conteúdos, materiais e trabalhos das disciplinas; a dificuldades técnicas e de comunicação com o grupo. Tais resultados apontam a necessidade de melhorar o atendimento individualizado ao aluno e de criar condições para que ele se sinta inserido no grupo virtual.
With the developing new technology, distance education is gaining space each day and student drop-out is one of its biggest problems, as Kramer (1999), Pallof (1999), Pallof and Pratt (2004), Coelho (2002), among others tells. The present study characterizes itself as an empiric research, problematizes factors related to the drop-out of students registered the courses of Specialization in Psychology offered by PUCRS Virtual. Specific objectives of this study are: to investigate the reasons of the enrollment; to examine student’s expectations when admitted in the program; to investigate the factors related to student drop-out, pointed by themselves. Submitted to case study, data was collected by messenger program and online chat interviews with eleven former students, who were enrolled in 2004 in the courses mentioned before and have quit it in the same year, as well using document analysis. The results shows that the main reason why students attending distance learning programs enroll is involvement with the degree programs area, and because demanding work field. The most prominent student’s expectation was the possibility of interaction with distant colleagues.The students evaded because their lack of discipline to study and autonomy; the lack of time to study; the personal disinterest; difficulties with the disciplines content, work materials and demanding course; technical problems and communication problems. The obtained results shows the need to improve personalized student accompaniment and the need to create ways to him fell as inserted in the virtual degree program community.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2907
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000348273-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,25 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.