Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2910
Tipo: doctoralThesis
Título: A universidade e a tessitura da docência nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Pedrini, Maristela
Orientador: Morosini, Marília Costa
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EPISTEMOLOGIA
UNIVERSIDADES
Resumo: O presente estudo inserido na Linha de Pesquisa Ensino e Educação de Professores, de cunho qualitativo, tem por objetivo investigar o papel da formação universitária na construção da docência nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, destaca os fatos relevantes na trajetória da construção da docência de um grupo de professoras da Educação Básica e a forma como as experiências de vida contribuíram para dar sentido às vivências no processo de formação pessoal e profissional. O aporte teórico tem base em Tardif e Lessard (2000), Leite, Contreras, Grillo, Morosini, Nóvoa, entre outros autores. Constitui-se numa investigação situada no paradigma naturalístico construtivista, um estudo de caso cujos dados coletados foram examinados à luz da análise textual discursiva (MORAES, 2003). O estudo ao aprofundar o conhecimento sobre a formação docente constrói a tese de que é no exercício da profissão que se consolida o processo de tornar-se professor. O aprendizado da profissão a partir de seu exercício possibilita configurar como vai sendo construída a função docente, pela articulação entre o conhecimento teórico-universitário, a cultura escolar, a reflexão sobre a prática e a subjetividade de cada docente, partindo-se da compreensão de que a docência não se reduz a fórmulas ou prescrições técnicas, mas é um fenômeno que agrega toda a complexidade do ser, do conhecer, do fazer e do conviver e de um saber sobre a prática, num contínuo devir, em tessitura que se dá em contexto e em relação.
This study included in Line Education Research and Education of Teachers of qualitative nature, which aims to investigate the role of university education in the construction of teaching in the initial grades of elementary school. For that highlights the relevant facts in the history of the construction of teaching a group of teachers of Basic Education and the way of how the experiences of life helped to give meaning to experiences in the personal and professional training. The contribution is based on theoretical Tardif and Lessard (2000), Leite, Contreras, Grillo, Morosini, Nóvoa among other authors. It is a naturalistic research situated in the constructivist paradigm, a case study whose data were analyzed in light of the textual discourse analysis Moraes (2003). This study aims to contribute to the deepening of knowledge on teacher training with the thesis that in the exercise of the profession that consolidates the process of becoming a teacher, or the learning of the profession from exercise allows configuring how the teaching function is constructed by linking the theoretical knowledge, university, school culture, reflection on practice and subjectivity of each teacher, based on the understanding that teaching is not limited to formulas or technical requirements, but a phenomenon that adds all the complexity of being, of knowledge, and make a living and learn about the practice, continued to come in, in fabric that is in context and in relationship.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2910
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000416481-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo11,19 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.