Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2916
Tipo: masterThesis
Título: Sustentabilidade e acessibilidade no ensino superior: contribuições para um diagnóstico socioambiental da PUCRS
Autor(es): Borges, Jorge Amaro de Souza
Orientador: Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2013
Palavras-chave: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SUSTENTABILIDADE
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
INCLUSÃO SOCIAL
ACESSIBILIDADE
CIDADANIA
Resumo: A presente pesquisa buscou identificar, através de um diagnóstico socioambiental do campus de Porto Alegre da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), como ocorre a internalização de práticas e políticas de sustentabilidade e de acessibilidade nesta universidade contribuindo para a compreensão deste processo no âmbito do ensino superior. O trabalho, inicialmente, consistiu em levantar informações de ambientalização na página eletrônica da PUCRS e em documentos institucionais, sendo os resultados agrupados em categorias relacionadas a ensino, pesquisa, extensão e gestão. Em uma segunda etapa, aplicou-se o Teste de Sustentabilidade, para avaliar como os usuários do campus Porto Alegre percebem as medidas de sustentabilidade e como atuam nesta direção, de forma individual.A partir da análise, podemos observar que a PUCRS segue uma tendência de institucionalização da sustentabilidade e este processo pôde ser observado em universidades brasileiras e iberoamericanas. Ao mesmo tempo, a resposta da percepção dos usuários mostra a necessidade do fortalecimento de ações de educação ambiental para a cidadania. Da mesma forma, o diálogo entre os conceito de acessibilidade e sustentabilidade começa a estabelecer conexões no campo teórico, que merece ainda maior aprofundamento.
This research sought to identify, through a campus environmental diagnosis of Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), how occurs the internalization of practices and policies for sustainability and accessibility in this university aiming to contribute to the understanding of this process in higher education. Initially, the work gathered information from the website of environmentalization PUCRS and institutional documents. The results were grouped into categories related to teaching, research, extension and management. In a second step, we applied the Test of Sustainability to assess how users perceive the Porto Alegre campus sustainability measures and how they act individually in this way.From the analysis, we claim that the PUCRS follows a trend of sustainability and institutionalization and this process can be observed in Brazilian and Iberoamericans universities as well. At the same time, the response shows the users' perception reveals the necessity to strengthen environmental education for citizenship. Likewise, the dialogue between the concept of accessibility begins to make connections in the field theory, which still deserves further elaboration.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2916
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