Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/2923
Tipo: masterThesis
Título: Mapas conceituais como instrumento de estudo na matemática
Autor(es): Menegolla, Angela Maria
Orientador: Pinent, Carlos Eduardo da Cunha
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
MATEMÁTICA - DIDÁTICA
Resumen: Esse estudo investiga como a construção de mapas conceituais implementa um procedimento potencialmente facilitador da aprendizagem em Matemática, clarificando os conceitos matemáticos e levando os alunos a uma aprendizagem significativa. Desta forma, constitui-se um recurso que auxilia na construção do conhecimento, em ambiente prazeroso. O estudo baseou-se na metodologia de Pesquisa-Ação, tomando como referência principalmente Thiollent, Novak , Gowin, Ausubel, Paulo Freire, Piaget, Moreira. A pesquisa foi efetivada na Escola de Ensino Médio Dom, localizada na cidade de Erechim, RS, durante o ano de 2005. Participaram a professora pesquisadora e os alunos do Ensino Médio de primeira, segunda e terceira séries. Após a apresentação oral do conteúdo pela professora, os educandos, utilizando a apostila usada na escola e com o apoio da professora-pesquisadora, faziam uso de mapas conceituais, identificando hierarquicamente os conceitos. Os resultados evidenciaram que os mapas conceituais se constituem recursos que implementam um procedimento potencialmente facilitador da aprendizagem matemática e que podem possibilitar a ocorrência da aprendizagem significativa num ambiente receptivo a aulas prazerosas e construtivas.
This study investigates how the constructions of conceptions maps implements a procedure potentially helpful of the mathematics learning clarifying the mathematics conceptions, leading the students to a meaningful learning. So it makes a resource, which helps the knowledge construction, in a pleasant environment. The study was based on the action research methodology,taking as a reference mainly Thiollent, Novak, Gowin, Ausubel, Paulo Freire, Piaget, Moreira. The research was done at Dom high school, in Erechim city /RS, during the year 2005, where participated the research teacher, the students of high school of first, second and third grades. After the oral explanation of the subject, the students, using the study book used at school, and with the help of the researcher teacher, made use of conceptions maps, identifying hierarchichialy the conceptions. The results showed that conceptions maps are tools which implements potentially and are helpful procedure of the mathematics learning and that can make possible the occurrence of the meaningful learning in an receptive environment with pleasant and constructive classes.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2923
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000346967-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo538,77 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.