Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lima, Valderez Marina do Rosário | en_US |
dc.contributor.author | Job, Leila Fatima Corrêa | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-08-07T18:51:41Z | - |
dc.date.available | 2013-08-07T18:51:41Z | - |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10923/2965 | - |
dc.description.abstract | Este estudo objetiva compreender a relação existente entre educação ambiental e organização em cooperativa, numa sociedade sustentável. Adotou-se como metodologia a observação participante e entrevistas não estruturadas, realizadas de maneira não formal. A análise textual discursiva deu origem a três categorias: descrição do ambiente, hábitos e costumes da comunidade; observação se há ou não conflito entre educação ambiental, educação formal e educação não formal; trajetória da comunidade até a sustentabilidade através da produção orgânica de alimentos. Concluiu-se que a comunidade estudada evoluiu para a sustentabilidade devido à mudança de paradigma, ao passar da forma convencional de produção para a orgânica. Verificou-se também que a educação ambiental não formal concretiza-se na prática do cotidiano, como complementação à educação formal, do currículo escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to understand the relationship between environmental education and cooperative organization, in a sustainable society. It was adopted as a methodology the participant observation and unstructured interviews, conducted in a non-formal way. Textual discursive analysis led to three categories: description of the environment, habits and customs of the community, observing whether there is conflict between environmental educations, formal and non-formal education; path to sustainability of the community through production of organic foods. It was concluded that the studied community evolved for sustainability due to a paradigm shift, moving from a conventional way of production to organic production. It was also found that non-formal environmental education manifests itself in everyday practice, as a complement to formal education. | en_US |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | pt_BR |
dc.subject | DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO FORMAL | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO INFORMAL | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental: a trajetória dos agricultores da Lagoa do Junco – Tapes RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Física | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.publisher.place | Porto Alegre | pt_BR |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
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