Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/2965
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dc.contributor.advisorLima, Valderez Marina do Rosárioen_US
dc.contributor.authorJob, Leila Fatima Corrêaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:41Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:41Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2965-
dc.description.abstractEste estudo objetiva compreender a relação existente entre educação ambiental e organização em cooperativa, numa sociedade sustentável. Adotou-se como metodologia a observação participante e entrevistas não estruturadas, realizadas de maneira não formal. A análise textual discursiva deu origem a três categorias: descrição do ambiente, hábitos e costumes da comunidade; observação se há ou não conflito entre educação ambiental, educação formal e educação não formal; trajetória da comunidade até a sustentabilidade através da produção orgânica de alimentos. Concluiu-se que a comunidade estudada evoluiu para a sustentabilidade devido à mudança de paradigma, ao passar da forma convencional de produção para a orgânica. Verificou-se também que a educação ambiental não formal concretiza-se na prática do cotidiano, como complementação à educação formal, do currículo escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand the relationship between environmental education and cooperative organization, in a sustainable society. It was adopted as a methodology the participant observation and unstructured interviews, conducted in a non-formal way. Textual discursive analysis led to three categories: description of the environment, habits and customs of the community, observing whether there is conflict between environmental educations, formal and non-formal education; path to sustainability of the community through production of organic foods. It was concluded that the studied community evolved for sustainability due to a paradigm shift, moving from a conventional way of production to organic production. It was also found that non-formal environmental education manifests itself in everyday practice, as a complement to formal education.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
dc.subjectDESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO FORMALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INFORMALpt_BR
dc.titleEducação ambiental: a trajetória dos agricultores da Lagoa do Junco – Tapes RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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