Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2971
Type: masterThesis
Title: Contribuições de projetos de aula na educação científica e tecnológica
Author(s): Fernandes, Carlos Adalberto de Campos
Advisor: Borges, Regina Maria Rabello
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2007
Keywords: EDUCAÇÃO
ENSINO MÉDIO
PESQUISA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM - ESTRATÉGIAS
PROJETOS
Abstract: Esta pesquisa foi realizada em duas turmas de um Curso Técnico de Informática de uma Escola Técnica durante um semestre letivo e constituiu uma amostra de um universo maior que corresponde ao trabalho desenvolvido com projetos ao longo de uma década nesta mesma Escola. Este trabalho tem o propósito de compreender de que forma projetos, utilizados como suporte pedagógico, podem favorecer o processo de aprendizagem do aluno em uma abordagem construtivista, utilizando os pressupostos do educar pela pesquisa em um ambiente da Educação Científica e Tecnológica. A metodologia utilizada foi a Análise Textual, unitarizando e categorizando os depoimentos dos alunos, sujeitos da pesquisa. A coleta de dados foi realizada através de depoimentos livres. A partir da análise dos depoimentos, após o processo de unitarização emergiram as seguintes categorias: realidade profissional, teoria versus prática, autonomia e projetos de aula. Esta última representa uma categoria mais ampla, subdividida em pesquisa, construção do conhecimento, conhecimento colaborativo e resolução de problemas. As categorias foram analisadas em separado, mas integradas entre si e com os depoimentos dos alunos, permitindo conferir um nexo à pesquisa. Os resultados da pesquisa permitiram corroborar a percepção de que os alunos, ao utilizar Projetos de Aula, encontram um ambiente escolar que pode favorecer a aprendizagem pela construção. A possibilidade de trazer para a sala de aula o fazer e o saber, a prática e a teoria, permitiu compreender como os projetos podem auxiliar o professor como mediador da construção do conhecimento pelo aluno, retirando a artificialidade da aula tradicional, trazendo o mundo do trabalho para dentro da sala de aula.Foi dado um destaque especial à questão da construção da autonomia obtida pelo enfrentamento de situações-problema do mundo do trabalho e que levam o aluno ao crescimento pessoal através da tomada de decisões, da reciprocidade com o outro e do confronto argumentativo com seus pares, mediado pela figura do professor.
The present study was carried out in an informatics technical course at a technical school with two distinct groups during a full four-months-term, and came to constitute a sample as well of a broader universe concerned with the projects which had been developed for a decade in the same institution. The main goal is to understand the ways such projects, developed for educational support, favour the learning process under the constructivist approach. Our assumption relies on research education used in a scientific and technological education environment. The methodology we have used relies on Text Analysis for categorizing the students´ testimonies/statements. The data collection was made by students free testimonies or statements. After proceeding with the data analysis we were able to reach the following categories: professional background, theory versus practice, autonomy and classroom projects. The latter represents a wider category, which was subdivided into research, knowledge construction, collaborative knowledge, and problem solving. The mentioned categories having been analysed firstly in separate, were integrated afterwards along with the students testimonies giving the research a stronger weight.The results have shown the positive perception of the students concerning Classroom Projects towards their learning process. The possibility of bringing into the classroom the practice and the theory has allowed us to perceive that learning projects can really collaborate for both: 1) for making the teacher a facilitator in the knowledge construction process, and 2) for making the traditional classroom environment look less artificial, that is, for bringing to the classroom the world of work. A special emphasis was given to the autonomy issue by facing problem situations in the world of work. This practice allowed us to check how important it was for the personal development of the students as they grew in awareness, reciprocity towards each other, and confrontation as well along with their partners, all mediated by the teacher.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2971
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