Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/2982
Tipo: masterThesis
Título: Constituindo autores em projetos de aprendizagem
Autor(es): Camargo, Fernanda Bedin
Orientador: Borges, Regina Maria Rabello
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2005
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
CONHECIMENTO (EDUCAÇÃO)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM
PROFESSORES
Resumo: Este trabalho pretende investigar se a atitude reflexiva do professor pode colaborar na construção da autoria e da autonomia dos alunos ao trabalharem com projetos de aprendizagem. Para tanto, realizei uma pesquisa focada no aspecto qualitativo a partir de entrevistas com educadores que utilizam a metodologia de projetos de aprendizagem. As entrevistas foram virtuais, encaminhadas por e-mail, e consistiram em algumas questões de identificação e outras norteadoras do tema. Os depoimentos foram submetidos a uma Análise de Conteúdo. A partir dessa metodologia de análise foram construídas algumas categorias, quais sejam: autoria, autonomia, projetos de aprendizagem, redes de conhecimento e professor reflexivo. Embora as categorias estejam inter-relacionadas, analisei-as separadamente em diferentes capítulos da dissertação, integrando as falas dos entrevistados e as idéias dos autores que fundamentaram a pesquisa à minha própria argumentação. O trabalho é constituído de oito capítulos. Os resultados da pesquisa indicam como o professor reconhece a autoria dos alunos nos projetos de aprendizagem e de quais estratégias se utilizam para promover interações que levam à autoria. Esses resultados corroboram a hipótese de que os professores, através do trabalho com projetos de aprendizagem, bem como do uso da tecnologia, podem favorecer o desenvolvimento da autoria e da autonomia em sala de aula. Além disso, é importante ressaltar que a atitude reflexiva do professor, ao colocar-se também como pesquisador e ao fomentar o diálogo e a argumentação, é fundamental na construção das competências acima indicadas. Por fim, a interação virtual ou presencial é também indicada pelos entrevistados como promotora da autoria.
This paper intends to investigate if the reflexive attitude of the teacher may collaborate for the authorship construction and pupil autonomy when working with knowledge projects. Therefore, I have made a research focused on the qualitative aspect from interviews with educators who use learning projects methodology. I have made virtual interviews by e-mail, with some identification questions and others about the major subject. The personal accounts were submitted to a Content Analisys. Some categories were constructed through out analysis methodology such as authorship, autonomy, learning projects, knowledge nets and reflexive teacher. Although the categories are interrelated, it was separately analised in different chapters of this paper, integrating the personal accounts and the ideas of the authors who give the theoretical support for the research, with my proper argumentation. This paper is built on eight chapters. The results of the research show how the teacher recognizes the authorship of the pupils in learning projects and which strategies teachers use to promote interactions that stimulate authorship. This results corroborate for the hypothesis that the teachers by working with knowledge projects, as well as the use of technology, may favor the development of authorship in their classrooms. Moreover it is important to highlight that the reflexive attitude of the teacher as a researcher and by fomenting dialog and argumentation leads to the construction of the abilities above discriminated. Finally, the virtual or attendedl interaction are indicated by the interviewed like a promoter of the authorship.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2982
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