Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/10923/2989
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, Roqueen_US
dc.contributor.authorAudino, Iana Franciscattoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:51:49Z-
dc.date.available2013-08-07T18:51:49Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/2989-
dc.description.abstractA intenção central deste estudo foi a de investigar as percepções dos alunos sobre uma proposta de ensino-aprendizagem que partiu do cotidiano dos mesmos. Discutiu-se, ainda, as mudanças geradas na concepção dos alunos sobre o papel da escola e do processo de ensino-aprendizagem após a participação dos mesmos na proposta realizada em sala de aula. Para a concretização deste propósito, optou-se pela realização de um estudo descritivo numa abordagem qualitativa, procurando-se estabelecer interligações entre a prática pedagógica, com valorização do processo de educar pela pesquisa, e as percepções e comportamentos dos alunos, que norteavam as relações sociais e intelectuais existentes em sala de aula. A coleta de dados realizou-se durante o ano letivo de 2004 em uma turma da oitava totalidade no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos. Durante a pesquisa procurou-se desvelar as mudanças geradas em sala de aula a partir da participação em uma proposta de ensino-aprendizagem com valorização no cotidiano dos mesmos. Os procedimentos metodológicos selecionados foram os depoimentos dos alunos, orais ou escritos, e as observações em sala de aula. Ao longo do estudo refletiu-se sobre o papel da escola e sua organização, a importância da pesquisa em sala de aula, bem como a estreita ligação entre o conhecimento cotidiano e a linguagem. A pesquisa possibilitou demonstrar que o partir do cotidiano dos alunos, a motivação, o uso e o estímulo da linguagem em sala de aula foram fatores que contribuíram e interferiram de maneira significativa na formação da autonomia e aprendizagem dos educandos.Como resultado da investigação, verificou-se a importância de aproveitar o conhecimento cotidiano em sala de aula, bem como os possíveis benefícios de sua utilização. Procurei demonstrar o quanto nossos alunos podem contribuir com suas experiências em sala de aula e, desta forma, o quanto estas podem acrescentar na construção e reconstrução da aprendizagem. Verificou-se, ainda, que uma sala de aula participativa, democrática, desafiadora, que estimule o engajamento dos alunos, o intercâmbio e a circulação de diferentes perspectivas sobre os maisvariados assuntos contribui para o desenvolvimento da autonomia. Por outro lado, foi fator necessário para a concretização de aprendizagens mais significativas a superação, por parte do professor, da centralização do conhecimento. Entendo que ao descentralizar a aprendizagem podemos formar alunos críticos e autônomos capazes de mudar a realidade na qual estão inseridos.pt_BR
dc.description.abstractThe central intention of this study was to investigate the perceptions of the pupils on a classroom proposal based on the pupil’s daily experiences. It was also investigated the changes generated in the conception of the pupils on the function of the school and the process of teaching-learning after the participation in the proposal carried through in classroom. For the fulfillment of this purpose, it was opted to conduct a descriptive study in a qualitative approach, intending to establish interconnections between the pedagogical practice with the use of education through research, and the perceptions and behaviors of the pupils, which guided the existing social and intellectual relations in classroom. The data collection was fulfilled during the school year of 2004. During that period there were observed the changes generated in the classroom from the participation in the proposal with valuation on the pupil’s daily experiences. The methodological procedures were the pupil’s verbal or written productions and their comments in classroom. During the study reflections were produced about the function of the school and its organization, the importance of doing research in the classroom, as on well as the relationship between the daily knowledge of the students and the language used in the classroom.The research, showed that departing from the daily knowledge of the pupils, their motivation, the investment in the use and the stimulation of the language in classroom were factors contributed and intervened in a significant way on the formation of the pupils, autonomy and on the improvement of the learning process. As result of the inquiry it was verified the importance and the advantages in the use of the daily knowledge in the classroom, as well as the possible benefits of its use. The presented arguments intend to demonstrate how much our pupils can contribute with their experiences in the classroom and how much they can add in the construction and reconstruction of the knowledge. It was also verified that a participative, democratic, challenging classroom, that stimulates the involvement of the pupils, the interchange and the circulation of different perspectives on the most varied subjects contributes to the development of the autonomy. On the other hand it was necessary for the improvement of students’ learning that the teacher overcome its central role in the classroom. When learning is decentralized more critical and independet pupils can be formed, subjects capable to change the reality in which they are inserted.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEM - ESTRATÉGIASpt_BR
dc.subjectPESQUISA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleCotidiano, pesquisa e linguagem: um novo caminho para reconstruir o processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000346930-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo463,11 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.