Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/2998
Type: masterThesis
Title: Monitoria virtual no Moodle: uma proposta para reconstruir os pré-requisitos de cálculo "A"
Author(s): Torres, Terezinha Ione Martins
Advisor: Giraffa, Lucia Maria Martins
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2007
Keywords: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CÁLCULO
Abstract: A pesquisa realizada buscou identificar as deficiências de conteúdos, em termos de pré-requisitos de Matemática do Ensino Médio, que os alunos ingressantes no ensino superior, especialmente aqueles que se dirigem à área de computação, apresentam. A partir dessa investigação, elaborou-se uma proposta de ações a serem realizadas por professores universitários, a fim de minimizar os índices de reprovação ou evasão dos alunos da disciplina de Cálculo “A” decorrentes da falta de conhecimento de conteúdos básicos que deveriam ser apreendidos no Ensino Médio. Esta dissertação apresenta uma proposta metodológica para conjugar esforços de professores e monitores da disciplina de Cálculo “A” na recuperação de conteúdos previamente identificados, mediante um conjunto de atividades desenvolvidas no ambiente MOODLE. Os resultados da pesquisa demonstraram que a utilização do ambiente MOODLE e a criação de uma Monitoria Virtual de apoio ao estudo, complementar à disciplina de Cálculo A, auxiliaram os alunos a desenvolver competências no sentido de superarem suas dificuldades com relação aos prérequisitos necessários para estudar e aprender os conteúdos de Cálculo “A”.
The aim of this research was investigate how to aid undergraduate students to overcome their difficulties regarding to Calculus subject, especially on Computer Science courses. After identify the lack of knowledge regarding to functions concepts as the main cause to student’s failure we proposed a group of activities in Modular Object- Oriented Dynamic Learning Environment (MOODLE). The set of activities were created using MOODLE as Virtual Class in order to help students to overcome their difficulties. It necessary work together with the discipline professor to maintain a tuning process between the virtual and the face-to-face class. The results showed us the possibilities of such environment and it pointed out some good self-study habits developed by students.
URI: http://hdl.handle.net/10923/2998
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000397320-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo968,34 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.