Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/3010
Tipo: masterThesis
Título: O papel de um museu de ciências construído por alunos de ensino fundamental na divulgação científica
Autor(es): Barcellos, Guy Barros
Orientador: Borges, Regina Maria Rabello
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2012
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO
MUSEUS DE CIÊNCIA
Resumo: Esta dissertação apresenta a análise de dados gerados a partir da construção-participativa de um Museu de Ciências, com alunos Ensino Fundamental, em uma escola particular no município de Cachoeirinha (RS). O objetivo geral da pesquisa resume-se em compreender a contribuição da construção deste museu para a alfabetização científica dos alunos envolvidos, oportunizando o despertar da inteligência naturalística. A abordagem metodológica foi predominantemente qualitativa. Os instrumentos de pesquisa consistiram no registro diário das reuniões durante a montagem, fotografias, entrevistas com os alunos envolvidos e textos de pesquisa e divulgação dos alunos-curadores. Dado o envolvimento direto do pesquisador, que também foi o professor-orientador do projeto, a metodologia de pesquisa adotada foi a pesquisa-ação. Os dados obtidos foram submetidos a uma análise descritiva interpretativa e análise textual discursiva. Antes de explicitar a análise, o texto apresenta o acompanhamento do trabalho, um diário que mostra como ocorreu a construção-participativa. Os resultados obtidos indicam que o Museu da Natureza mostrou-se uma ferramenta confiável para alfabetização científica, porque proporciona aprendizados significativos, momentos de pesquisa e convivências que fogem do ensino conteudista e instrutivista. Os participantes chamaram atenção para desenvolvimento de sua criatividade, uma vez que viram-se desafiados a aprender pesquisando e ensinando.
This written essay presents analysis about data generated by the studend‟s participatory-construction of a Science Museum, inside a private school in Cachoeirinha (RS). The main objective of this study is to understand the participatory-construction‟s contribution to student‟s scientific learning, awakening the naturalistic intelligence. Methodology was mainly qualitative. Seeing the direct implication of the researcher, who was also the teacher, we adopted the recherche-action metodology. The research tools were a diary about the meetings, pictures, interviews and research texts produced by students. The results indicate that Museu da Natureza proved to be a reliable tool to Science learning, once provided moments of scientific endeavour to students. Furthermore, the students posed the importance of this experience to criativity development, since they found themselves challenged to learn researching and also teaching.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3010
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000439266-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,68 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.