Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/3013
Tipo: masterThesis
Título: A formação do professor dos anos iniciais e suas concepções sobre o ensino de matemática
Autor(es): Calson, Marcos Leomar
Orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM
Resumo: Esse estudo envolveu um trabalho de investigação com um grupo de alunos de um Curso Normal, habilitação para professor de Anos Iniciais e Educação Infantil, em nível médio. O objetivo central foi identificar as concepções desses alunos sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados questionários, observações de práticas e entrevistas. As respostas ao questionário foram analisadas quantitativa e qualitativamente. Os dados relativos às questões fechadas foram apresentados em quadros e gráficos e, a partir das respostas às questões abertas e dos dados obtidos por meio das respostas ao questionário, dos relatórios de observação de práticas e das entrevistas, a pesquisa realizada com 217 participantes mostra que uma parcela considerável desses alunos apresenta dificuldades em sua formação matemática e pedagógica, anterior ou atual. Ainda que pareçam ter melhorado sua avaliação do desempenho atual em Matemática, os alunos conservam certos estereótipos, tais como considerar que a Matemática não é para todos e que exige inteligência além do normal para seguir seu estudo. Há distância entre o que os alunos expressam no discurso e em suas práticas, o que aponta para um conflito entre concepções tradicionais e informações sobre outras possibilidades ainda não assumidas. Apesar de receberem, durante o curso, sugestões de trabalho sob perspectivas construtivistas, ativas, contextualizadas, os alunos, ao realizarem as práticas, se refugiam no que conhecem como sendo uma aula de Matemática, em que são enfatizadas as quatro operações e os resultados corretos, sem possibilidade de questionamentos e dúvidas.Em síntese, foi possível constatar que esses futuros professores têm uma concepção tradicional sobre o ensino de Matemática, não evidenciando elementos que lhes permitam, futuramente, qualificar o ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
In this research, a study with a group of students in an elementary teaching course in high school level is realized. The study aims to identify the conceptions of these students about mathematics and the teaching and learning of this subject. As tools for data collection were employed questionnaires, interviews and observations of practice. The answers to the questionnaire are analyzed quantitatively and qualitatively. Data on closed questions are presented in tables and graphs. Furthermore, form the answers to open questions and from information obtained through the replies to the questionnaire, the reports of practices of observation and interviews, it was possible to conclude that these teachers have a traditional design on the teaching of mathematics, not highlighting elements that enable them in future qualify the initial years of teaching in elementary school.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3013
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000423652-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,39 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.