Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3014
Tipo: masterThesis
Título: Clube virtual de matemática: ensinando numa perspectiva baseada na educação para a paz
Autor(es): Silva, Cassiano Oberosler da
Orientador: Giraffa, Lucia Maria Martins
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2011
Palabras clave: EDUCAÇÃO - MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - ENSINO
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
PAZ - EDUCAÇÃO
COMUNIDADES VIRTUAIS
BULLYING
Resumen: Esta pesquisa constitui-se em um estudo que investiga a relação entre: Ensino de Matemática, Informática na Educação e Educação para Paz. Considerou-se que a integração dessas especialidades de forma reflexiva e crítica, juntamente com a Internet e seus recursos articuladores ou mediadores, pudesse melhorar as relações entre o professor e seus estudantes, pois as situações de violência sejam elas no ambiente escolar ou na sociedade de um modo geral, têm se destacado na mídia como um todo, bem como os casos recorrentes de bullying. As escolas e professores não podem deixar de buscar, estudar e compreender esse fato. Desse contexto estabeleceu-se o seguinte objetivo: Investigar as possibilidades de trabalhar conteúdos de Matemática como elementos articuladores que auxiliem a promover na escola a reflexão acerca de Educação para a Paz, considerando o espaço do Clube Virtual. A pesquisa foi exploratória com abordagem qualitativa. Os sujeitos envolvidos na investigação foram estudantes do 8°ano do Ensino Fundamental de uma escola privada do município de Porto Alegre/RS. A pesquisa foi estruturada em uma fundamentação teórica que aborda a Violência nas Escolas, a Cultura de Paz e a Educação para a Paz. Na coleta dos dados foram utilizados três questionários em momentos distintos: um sociograma, relatórios dos estudantes e o diário de campo do professor.As atividades realizadas na pesquisa deram um enfoque ao bullying e a conscientização dos estudantes para rever suas atitudes e capacidades de realizar uma profunda reflexão referente ao seu próprio estado comportamental, bem como o favorecimento na mudança de suas concepções frente a uma aprendizagem significativa da Matemática. Ocorreu, na maioria dos estudantes, uma significativa mudança de postura em relação às atitudes inadequadas em sala de aula. Este trabalho auxiliou a promover na escola uma reflexão sobre as possibilidades da disciplina de Matemática contribuir para uma cultura de Educação para a Paz, bem como disponibilizar aos colegas professores de Matemática uma proposta de uso dos recursos associados à Internet e alguns softwares educacionais como elementos apoiadores das atividades com os estudantes.
This research is made of a study that investigates the relationship between: Math teaching, Informatics in Education and Education for Peace. It is believed that through this study the integration of these specialties in a reflective and critical way with the internet and its articulators or mediators resources, will improve the relationship between the teacher and his students, because the violent situations whether in school environment or in society, have been highlighted in the media at all, such as the recurrent cases of bullying. The schools and the teachers cannot stop researching, studying and understanding this fact. In this context it was established the following objective: to investigate the work possibilities of math contents as articulating elements that help to promote at the school the reflection around the education for piece, considering the virtual club space. This work deals is an exploratory qualitative study. The subjects involved in research were 8th year students of the elementary school from a private school in the city of Porto Alegre / RS. The research is structured in a theoretical framework that addresses the Violence in Schools, the Peace Culture and Education for Peace In the data collection, questionnaires were used in three distinct stages: a sociogram reports from students and the teacher's field diary.The activities conducted in the study gave an approach to bullying and awareness of students to review their attitudes and abilities to perform a deep reflection in relation to their own behavioral state, as well as favoring the change in his thoughts before meaningful mathematics learning. It was observed that occurred in the majority of students, a significant behavior change in relation to the inappropriate attitudes at the classroom. When performing this job, it is believed to have helped the school promotion reflecting on the possibilities of Mathematics to contribute for a Peace Culture in Education, and provide to the colleagues mathematics teachers a proposal for use resources associated with Internet and some educational software elements as supporters for activities with their students.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3014
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000432991-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo951,04 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.