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Tipo: masterThesis
Título: O desenvolvimento de competência em química no ensino médio: uma unidade de aprendizagem em ação
Autor(es): Fonseca, Magda Cristiane
Orientador: Ramos, Maurivan Güntzel
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2011
Palabras clave: EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
QUÍMICA - ENSINO MÉDIO
MAPAS CONCEITUAIS
PESQUISAS
Resumen: O presente trabalho aborda a investigação acerca do processo de desenvolvimento da competência em Química por alunos concluintes do Ensino Médio, por meio de uma Unidade de Aprendizagem sobre “Combustíveis” baseada no Educar pela Pesquisa. A investigação foi realizada com uma turma de alunos matriculados na terceira série do Ensino Médio em uma escola pública, localizada no interior do Rio Grande do Sul. A Unidade de Aprendizagem foi elaborada tendo em vista as competências propostas pelos textos oficiais sobre o currículo em Química (Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular – Lições do Rio Grande) e as perguntas e conhecimentos iniciais dos sujeitos de pesquisa. A Unidade de Aprendizagem foi desenvolvida no segundo semestre de 2010. Para a análise do processo vivenciado foram utilizados o diário de campo da professora pesquisadora e os materiais produzidos pelos alunos, incluindo um questionário final. Para a triangulação dos dados, o que dá mais confiabilidade aos resultados dessa investigação, optou-se pela realização de entrevistas semi-estruturadas. As informações coletadas antes, durante e após o desenvolvimento da Unidade de Aprendizagem, foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007). A análise permitiu perceber como as atividades realizadas possibilitaram o desenvolvimento da competência em Química pelos sujeitos. Foi possível identificar mudanças no saber inicial dos alunos, evidenciadas, principalmente, por meio da complexificação de seus conhecimentos e da linguagem utilizada por eles na explicação dos fenômenos.Como conclusões, aponta-se a importância do questionamento reconstrutivo, da consideração e utilização de informações a respeito dos interesses e conhecimentos iniciais dos alunos, da abordagem de temas relevantes, da utilização de mapas conceituais para avaliação das aprendizagens e da postura do professor como mediador no processo de construção do conhecimento.
This work deals with the investigation into the process of the development of competence in Chemistry of senior High School students through a Learning Unit on “Fuels” based on Education through Research. The investigation was performed with third level High School students in a public school in the countryside of Rio Grande do Sul state. The Learning Unit was worked out considering the competences proposed by the official documents about the Chemistry program (National Curriculum Parameters and Referencial Curricular-Lessons of Rio Grande) as well as the initial questions and previous knowledge of the research subjects. The Learning Unit was developed along the second semester 2010. To analyze the process were used the professor-researcher’s diary and the materials produced by the students, including a final questionnaire. Semi-structured interview were used to triangulate data because they make the results of this investigation more trustful. Information collected before, along and after the development of the Learning Unit were analyzed through the Textual Discoursive Analysis (Moraes & Galiazzi, 2007). The analysis allowed to notice how the subjects developed their competence in Chemistry through the activities realized. It was possible to observe changes in the students’ knowledge. These changes were mainly evidenced through the complexification of their knowledge and the language used by them when explaining phenomena. Conclusions point out the importance of rebuilding the students knowledge based in your questions that show your interesting and the use of conceptual maps to evaluate your learning. This research show also the importance of the professor’s attitude as a mediator of the process.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3016
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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