Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/3017
Type: masterThesis
Title: Avaliação mediadora: uma proposta para a educação superior
Author(s): Jaquês, Jussara da Rocha
Advisor: Moraes, Roque
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2005
Keywords: ENSINO SUPERIOR
PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Abstract: O trabalho investiga a reconstrução dos entendimentos e da ação avaliativa dentro de um grupo de reflexão, numa análise interpretativa, que pretende o desenvolvimento profissional dos professores, por meio de uma análise sobre a sua prática. O trabalho foi realizado no Curso de Ciências – Habilitações Matemática e Biologia, em uma Faculdade de Formação de Professores, em 2004. O estudo desenvolveu-se em reuniões de um grupo de pesquisa e de ações implementadas pelos professores na sala de aula, seguidas pela análise dos diálogos estabelecidos nessas reuniões. A investigação sobre a prática docente com avaliação mediadora consistiu em uma análise crítica do processo avaliativo. Entre os objetivos da investigação está o de oportunizar aos professores uma reflexão sobre a sua ação docente, no que tange à avaliação, bem como seus resultados, para enquanto pesquisa e ação, proporcionar por meio da educação continuada, o crescimento profissional dos docentes.Os produtos das ações desenvolvidos nesta investigação auxiliam na consolidação dos argumentos de que a participação dos professores em grupos para analisar, refletir e compreender suas práticas contribui para o desenvolvimento profissional. O trabalho realizado com os alunos e concomitante reflexão sobre o mesmo propicia aos professores a compreensão do seu papel enquanto educador, produzindo uma prática transformadora. Assim, um processo reflexivo, mediado, concretizado em grupos de professores com a finalidade de análise de suas ações, pode contribuir muito para a transformação e melhoria dessas ações e para a construção de uma prática voltada para que o aluno possa “aprender a aprender”.
This dissertation discusses changes in teacher pedagogical theories and practices produced as a consequence or participation in a research group intended to question and reconstruct the theory and practice of evaluation of the participants. The group challenged itself to implement in their classrooms a mediated evaluation. The study, was designed and conducted with teachers in a science undergraduate course – a course aimed to forming elementary and secondary teachers in Science Mathematics and Biology. Two types of information were collected and analyzed. One was obtained through taping and register of the discussions of the meetings of the group conducted on a weekly basis. The other informations came from the implemented actions by the teachers in the classrooms related to the use of mediated evaluation in practice. The study, besides the critical analysis of assessment processes in teacher preparation courses and the construction of new approaches, aimed at understanding the benefits of organizing groups of teachers reflecting on their pratice, having evaluation as subject of their reflection. The purpose was to understand how these groups may serve as forms of the continuous education of teachers.The results demonstrate some possibilities of these continuous education groups. Arguments are forwarded showing transformations in the participants classrooms, as well as in their theoretical understanding of evaluation processes mainly is conducting mediated evaluations. The study demonstrates also the richness of groups of teachers reflection on their practice, showing them as ways of improving continuous education processes.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3017
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000340781-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo373,92 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.