Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/3020
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Valderez Marina do Rosárioen_US
dc.contributor.authorPrestes, Roseléia Ferreiraen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:03Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:03Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3020-
dc.description.abstractEsta investigação com fundamentação teórica os princípios do Educar pela Pesquisa teve como objetivo compreender como as estratégias de leitura, propostas por Solé, pode contribuir para que os conhecimentos dos alunos sejam (re)construídos, nas aulas de Ciências, da 4ª série do Ensino Fundamental. A abordagem qualitativa proporcionou o planejamento de uma Unidade de Aprendizagem (UA), onde, entre outras atividades, propus o estudo de textos sobre o tema “Água”. Os dados, aqui analisados, foram coletados por meio do diário de campo, que mantive durante a investigação, do diário que os alunos utilizaram durante a execução da UA e das gravações de algumas aulas. Para a interpretação dos dados utilizou-se a metodologia de Análise Textual Discursiva, que me levou à identificação dos três elementos do Educar pela Pesquisa. O estudo resultou na organização de três categorias. A primeira, Importância dos conhecimentos prévios na aprendizagem das Ciências e na proposição do estudo com textos informativos, apresenta as contribuições que o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos proporcionou, para a seleção dos textos informativos acerca do tema “Água”. A segunda categoria denominada Estratégias na Leitura de Textos Informativos, apresenta os três momentos distintos que foram desenvolvidos em sala de aula: “antes da leitura”, “durante a leitura” e “depois da leitura” e discute como estas estratégias de leitura auxiliaram na formação de sujeitos leitores.A terceira categoria, Contribuições do uso das Estratégias de Leitura no Desenvolvimento de um Trabalho com Grupos de Interesse, apresenta a análise das atividades realizadas após o desenvolvimento do trabalho com as estratégias leitura, bem como, as modificações inseridas nas aulas de Ciências, como a repercussão na aprendizagem dos alunos, na relação estabelecida no coletivo e também com a professora. Procuro ao longo do texto, discutir sobre a importância do professor planejar e replanejar, as atividades com leitura a serem propostas aos alunos. A investigação permitiu concluir que as estratégias desenvolvidas caracterizam-se como uma atividade diversificada e que auxiliou envolver os alunos de forma lúdica e prazerosa, nas atividades de leitura proposta nas aulas de Ciências e para o estabelecimento de relações com as demais áreas do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis research has theoretical foundation for the principles of education research aimed to understand how the strategies of reading proposed by Solé, may contribute to the knowledge of the students are (re) constructed in teaching science, in the 4th grade of Elementary School. The qualitative approach provide the planning of a Unit of Learning (UL), where, among other activities, proposed the study of texts on the subject “Water”. The datas, reviewed here, were collected by a field diary, which had during the investigation, the diary that the students used during the execution of the UL and the recording of some classes. To the interpretation of datas used the methodology of textual analysis discursive that led me to identify the three elements of education for research. The study resulted in the organization of three categories. The first, the importance of prior knowledge on learning of sciences and in proposition in the study with informative texts, presents the contributions that the lifting of prior knowledge of students provided for the selection of informative texts on the theme “Water”. The second category called strategies of reading texts for information, shows the three different times that were developed in the classroom: “before reading”, during reading” and “after reading” and discusses how these strategies of reading helped in the formation of subjects readers.The third category, contributions of the use of reading strategies for the development of job of interest groups with reading strategies, present the analyze of activities accomplish after development of job with reading strategies, and, the changes incorporated in teaching science, as the impact on pupils’ learning, the relationship established in the collective and also with the teacher. Search throughout the text, discuss the importance of teacher planning and rescheduled, with reading activities to be offered to students. The research found that the strategies developed tend to be diverse and as an activity that helped involve the students in fun and enjoyable, the activities of reading proposed in teaching science and for establishing relations with other areas of knowledge.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectLEITURApt_BR
dc.titleO uso de textos informativos no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000415822-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,47 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.