Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/3032
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHillebrand, Vicenteen_US
dc.contributor.authorCaon, Céres Munizen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:52:07Z-
dc.date.available2013-08-07T18:52:07Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3032-
dc.description.abstractEste estudo permitiu analisar as concepções de ensino e de aprendizagem que orientam as práticas pedagógicas de professores de Ciências e de Biologia de uma escola pública de Porto Alegre e a importância atribuída por eles aos conhecimentos prévios, aos questionamentos, às atividades experimentais e à pesquisa em sala de aula. Consta do relato de sete professores sobre suas formas de ensinar e suas concepções sobre a aprendizagem. Foi investigado o modo como os conteúdos são trabalhados pelos professores e se os mesmos possibilitam uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. A análise de conteúdos dos depoimentos obtidos por meio de entrevistas foi efetuada com a ajuda de teóricos o que oportunizou detectar as características dos procedimentos adotados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem. Deduz-se das informações obtidas a necessidade dos professores adquirirem conhecimentos mais aprofundados das teorias de educação e das concepções epistemológicas subjacentes a elas que embasem sua ação pedagógica e os façam refletir criticamente a respeito dessas ações.Diante das respostas dos professores pesquisados e à luz dos saberes de vários teóricos, pude perceber que o agir pedagógico manifestado por eles está mais alicerçado em suas experiências cotidianas em sala de aula do que em uma reflexão sobre a intenção da ação docente. Ficou evidenciada a insuficiência de conhecimentos e compreensões dos aspectos epistemológicos relacionados ao ensino e à aprendizagem. Os encontros pedagógicos no espaço escolar, voltados para a discussão do ensino e da aprendizagem precisam ser incentivados e oportunizados, permitindo a comunicação, a reflexão, a troca de saberes e a busca do entendimento das concepções do conhecimento, sua gênese e desenvolvimento, assim como as epistemologias subjacentes a essas concepções que esclareçam os modos de como se ensina e de como se aprende, resignificando o trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis study allowed to analyze the conceptions of education and learning that guide practical pedagogical of teachers of Sciences and the Biology of a public school of Porto Alegre and the importance attributed for them to the previous knowledge, the questionings, the experimental activities and the research in classroom. It consists of the story of seven teachers on its forms to teach and its conceptions on the learning. The way was investigated as the contents are worked by the teachers and if the same ones make possible a significant learning on the part of the pupils. The analysis of contents of the statement gotten by means of interviews was effected with the aid of theoreticians what it get to detect the characteristics of the procedures adopted for the teachers in the education process and learning. The necessity of the teachers is deduced of the gotten information more to acquire deepened knowledge of the education theories and of the underlying ephistemologics conceptions they who base its pedagogical action and make them critically to reflect the respect of these actions. Ahead of the answers of the searched teachers and to the light of knowing them of some theoreticians, I could perceive that pedagogical acting revealed by them is based in its daily experiences in classroom of that in a reflection on the intention of the teaching action. It was evidenced the insufficiency of knowledge and understanding of the related ephistemologics aspects to education and the learning.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpt_BR
dc.subjectBIOLOGIA - ENSINOpt_BR
dc.subjectPEDAGOGIApt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleConcepções de professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências e de biologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000333931-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo356,28 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.