Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/3038
Type: masterThesis
Title: Utilizando blog e suas ferramentas para auxiliar a integrar o aluno-paciente à escola: um estudo de caso na área de ciências
Author(s): Garcez, Claudia Rosane
Advisor: Giraffa, Lucia Maria Martins
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2009
Keywords: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ENSINO
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
CIBERESPAÇO
BLOGS
Abstract: Este trabalho de pesquisa buscou investigar a possibilidade de se utilizar um blog para auxiliar na integração e no retorno/reinclusão do aluno-paciente ao ambiente escolar, tendo este vivenciado durante um período determinado de tempo, apenas um contexto direcionado a sua doença. A fundamentação teórica é baseada em autores que acreditam na Pedagogia hospitalar como Matos e Mugiatti e Giordan com a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) como auxiliar na área de Ciências e em outros estudiosos como Franco, Vigotski, Vasconcelos. O trabalho buscou integrar três áreas do conhecimento: Educação, Saúde e o estudo de Ciências com a utilização do Blog como mediador na aprendizagem do aluno-paciente. A metodologia empregada foi baseada em autores como Bogdan e Biklen (1994), Moraes e Galiazzi (2007), autores que proporcionaram suporte teórico para a coleta e analise de dados, a partir da experimentação do Blog e suas ferramentas que contribuiu para a elaboração e fechamento do volume de dissertação; oportunizou subsídios para a reflexão em relação à proposta da investigação. Os resultados demonstraram que as atividades realizadas na área de Ciências mediadas pelo blog podem solucionar o problema de exclusão do alunopaciente, do âmbito escolar. Além de manter o aluno-paciente vinculado a sala de aula, também colabora para a sua autoestima, pois ele deixa de viver somente o contexto de sua doença e passa a participar da vida escolar através do ciberespaço.
This research was based on a case study that aims to investigate the possibility of using a blog to assist in the integration and re-inclusion of student-patient to the school environment, and this experience during a specified period of time, only one context focused her illness. The theoretical framework is based on authors who believe in the hospital and Pedagogy Matos and Mugiatti Giordan and the Information Technology and Communication Technology (ICT) as an aid in the area of science and other scholars such as Franco, Vygotsky, Vasconcelos. The intended to integrate three areas of knowledge: Education, Health and Science study using the Blog as a mediator in the students and patients. The methodology was based on authors such as Bogdan and Biklen (1994), Moraes and Galiazzi (2007), authors have provided theoretical support for the collection and analysis of data from the trial of the Blog and tools that contributed to the development and closing the volume of paper; ABTCP subsidies for reflection in relation to the proposed research. The results showed that activities in the area of Science mediated blog can solve the problem of exclusion of the student-patient of the school. In addition to keeping the student-patient linked to the classroom also contributes to their self-esteem, because it fails to live only the context of his illness and becomes part of school life through cyberspace.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3038
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000419906-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo841,4 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.