Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/3048
Type: masterThesis
Title: Evolução biológica: concepções de alunos e reflexões didáticas
Author(s): Mello, Aline de Castilhos
Advisor: Borges, Regina Maria Rabello
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2008
Keywords: EDUCAÇÃO
BIOLOGIA - ENSINO
EVOLUÇÃO - TEORIAS
Abstract: Questões que envolvem a origem da vida e a evolução biológica parecem não estar recebendo a devida atenção no ensino. Por se tratar de um tema complexo, a evolução biológica merece uma posição de destaque no ensino e precisa ser trabalhada de forma integrada com os demais conteúdos da disciplina. As Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Biológicas do MEC, inclusive, enfatizam que o ensino de evolução biológica deve servir como um eixo integrador na Biologia (BRASIL, 2001). Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar possíveis problemas relacionados às concepções de estudantes que podem estar servindo como obstáculos à construção do conhecimento sobre o tema evolução biológica. Para isso foi realizado um estudo de caso, sendo solicitado aos estudantes de uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública que respondessem um questionário contendo perguntas sobre a importância da Biologia e do estudo da evolução biológica. A pesquisa apresenta uma abordagem naturalística-construtiva. Segundo Moraes (2006), esta abordagem caracteriza-se por uma impregnação intensa dos fenômenos pesquisados para, a partir daí, obter-se descrições e interpretações dos mesmos. As respostas dos alunos foram submetidas a uma Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). A partir das respostas analisadas foi possível identificar problemas que interferem na aprendizagem da Biologia. As respostas dos alunos ao questionário indicaram que muitos conceitos importantes parecem não estar no discurso deles, e talvez isto possa estar relacionado com a falta de integração da evolução com as demais partes da Biologia.Também foi possível perceber que muitas concepções estão presentes de maneira equivocada ou são apresentadas de forma superficial. O trabalho apresenta considerações e sugestões que podem ajudar a minimizar os problemas encontrados, contribuindo, desta forma, para o aperfeiçoamento do ensino de um tema fundamental para o entendimento da Biologia.
Questions concerning the origin of life and the biological evolution seem not receive the proper attention in the learning process. Because it is a complex theme, biological evolution deserves a remarkable position in the learning process and needs to be worked in an integrative way along with other contents. Diretrizes Curriculares from MEC to Biological Science teaching emphasize that teaching biological evolution should work as an integrative axis in Biology (BRASIL, 2001). So, the present paper aims to analyze possible problems related to students' conceptions that can work as obstacles in building knowledge about biological evolution. To do it, a study case has been done – senior students were asked to answer a questionnaire about the importance of Biology and the study of biological evolution. The research presents a constructive-naturalistic approach. According to Moraes (2006), this approach is characterized by an intense impregnation of the searched phenomena in order to obtain descriptions and interpretations of themselves. Students' answers were submitted to a Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2007). From the analyzed answers it was possible to identify problems that interfere in Biology learning. These answers showed that many important concepts seem not to be part of the students' speech, and it can be related to a lack of integration between evolution and the other parts of Biology.It was also clear that many conceptions are wrongly present or presented in a superficial way. This work shows considerations and suggestions that can help to diminish some problems, contributing to the learning improvement of such a fundamental theme to Biology understanding.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3048
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000401914-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo5,29 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.